martins em pauta

sábado, 23 de janeiro de 2021

Candidatos barrados no 1º dia do Enem podem optar se farão a prova neste domingo ou a reaplicação dos dois dias em fevereiro

Sábado, 23 de Janeiro de 2021

Foto: Roberto Costa – 17.jan.2021/Estadão Conteúdo

Inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) impedidos de fazer a prova na semana passada por superlotação das salas podem decidir se irão ao segundo dia do exame, neste domingo (24).

Todos os que se sentiram prejudicados podem fazer o pedido de reaplicação pela página do participante entre os dias 25 e 29 de janeiro.

O candidato deve relatar o ocorrido e não precisa apresentar documento de comprovação. As informações são da assessoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem.

As provas serão reaplicadas nos dias 23 e 24 de fevereiro para os pedidos deferidos. Nestas datas também farão o exame: candidatos que enfrentaram outros problemas de logística, como falta de energia elétrica; que manifestaram estar com covid-19; Pessoas Privadas de Liberdade; e os inscritos do estado Amazonas, onde o governo suspendeu o exame por conta da crise sanitária.

De acordo com a assessoria do Inep, o inscrito impedido de realizar a 1ª parte do exame tem a opção de decidir se vai ou não à 2ª.

“Ele pode optar por fazer a prova neste domingo (24) ou fazer reaplicação dos dois dias (em fevereiro)”, afirma o órgão. “O importante é o participante fazer o pedido da reaplicação. Ele não tem a obrigatoriedade de comprovar. Com o relato, o Inep consegue averiguar internamente, conferindo as atas de sala e identificando as situações.”

Estudantes foram barrados na entrada dos locais de prova no domingo (17) e orientados a voltar para casa. O Inep divulgou que os casos ocorreram em 11 locais de prova nas cidades de Florianópolis, Curitiba, Londrina (PR), Pelotas (RS), Canoas (RS) e Caxias do Sul (RS).

Mas também há relatos de estudantes que sofreram com a mesma situação em outras cidades, como em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul (RS).

Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), um dos locais de aplicação do exame na capital catarinense, a distribuição dos candidatos foi feita usando 80% da capacidade das salas de aula. A ordem, que ultrapassava os 50% de ocupação prometidos, partiu do Inep.

CNN Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643