Domingo, 03 de Maio de 2020

Foto: reprodução/JN
O ministro da Saúde, Nelson Teich, embarca neste domingo (3) para Manaus. Na capital do Amazonas, ele deve se reunir com o governador do estado, Wilson Lima, o prefeito Arthur Virgílio Neto, para discutir a situação do enfrentado ao novo coronavírus. Ele deve visitar hospitais de campanha e retaguarda para Covid-19. O estado registra um dos piores cenários do país, com o sistema de saúde superlotado. São mais de 6 mil casos da doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, ao desembarcar na capital, Teich segue para reunião na sede do Governo do Amazonas, com o governador e prefeito. O secretário-executivo, general Eduardo Pazuello, também estará na comitiva.
Na segunda-feira (4), eles devem visitar serviços de saúde, como o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Azir, o Hospital de Campanha Municipal e o Hospital de Retaguarda Nilton Lins. Está prevista, ainda, visita ao Comando Militar da Amazônia (CMA), também na capital.
Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para o cargo de ministro da Saúde, em substituição a Luiz Henrique Mandetta, o oncologista Nelson Teich defende a necessidade de isolamento social horizontal no combate ao coronavírus. Na quarta-feira (29), o ministro afirmou que o isolamento social é necessário porque “você não sabe o que fazer”.
O isolamento social é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e por especialistas. O antecessor de Teich no ministério, Luiz Henrique Mandetta, divergia publicamente do presidente Jair Bolsonaro sobre o tema.
De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), o estado do Amazonas contabiliza, até sábado (2), o total de 6.062. Com relação às mortes, são 501 em decorrência da Covid-19.
Os números de contaminados crescem a cada dia. A alta demanda de pacientes com suspeitas da Covid-19, junto a pessoas com outras enfermidades, causou um inchaço no sistema de saúde.
De acordo com a Secretária de Saúde, atualmente a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 89%, mas o índice já chegou a alcançar 96% em abril.
A implantação de contêineres frigoríficos também foi uma medida adotada para comportar os corpos de vítimas de Covid-19 em hospitais de Manaus, após a repercussão de um vídeo que mostra corpos posicionados ao lado de pacientes internados no Hospital João Lúcio, na Zona Leste de Manaus.
Também há falta de profissionais nas unidades para atender a demanda. Até sábado (2), 1.279 profissionais da saúde de Manaus testaram positivo. De acordo com o governo, o número representa um total de 5,5% de toda a categoria da saúde. Foram contabilizados 12 óbitos. O Amazonas tem, entre a rede privada e da particular, 23.176 profissionais em atividade.
Por conta do colapso, o Ministério da Saúde informou que o Amazonas será o primeiro estado a receber profissionais do programa “Brasil Conta Comigo”. Os 581 médicos devem chegar a Manaus a partir de domingo.
G1
OPINIÃO DOS LEITORES:
- Concordo, mas, aqui no Estado temos o espelho piorado desse Ministro da Saúde. Cipriano Cara de Rato é a representação da incompetência e irresponsabilidade,sem rumo, sem norte, completamente perdido, muito bom para falar em desgraça, colocar mais medo e pânico na população, com muito cinismo!
- Que fique por lá não fará falta ao Brasil.
- Esse rapaz , tem cara de preguiça , jeito de preguiça e comportamento de preguiça. É um cabra lerdo , lento sem atitude e vibração , está o tempo todo com essa cara de animador de velório . Eu não sei aonde o presidente , votei nele e me arrependo , foi achar essa mercadoria . Com essa forma de atuação no ministério estamos literalmente lascados . Será que não tinha gente melhor , mais transparente , mais embasado e com melhor poder de comunicação com a sociedade . Na minha modesta opinião , acho que esse papangu aí devia arrumar outra lavagem de roupa .
- Pra quem gosta de ser enganado, mandeta é um ícone. Todo dia o ex ministro era uma desculpa pela falta de exitos dos seus projetos mas, prognóstico futuristicos era o toada da aparição
- Respeite o próximo, é o mínimo. Talvez se vc estudar o resto de sua vida, ainda não vai ter 1℅ da capacidade e do conhecimento desse cidadão… Nem dos seu feitos na medicina… lamentável esse tipo de comentário e inútil….mas, o que podemos esperar além disso de determinadas pessoas que não sabem o que é bom senso e muito pior razão, só emoção e adestramento politiqueiro…
- Ricardi, ele foi escolhido exatamente por ser lerdo…com esse lesado, o Bozo sabe que não será contrariado.