martins em pauta

domingo, 15 de dezembro de 2019

Cirurgia inédita tira câncer de pulmão

Domingo, 15 de Dezembro de 2019

Pela primeira vez na região, cirurgiões torácicos do Hospital Estadual de Bauru utilizaram técnica minimamente invasiva.


O Hospital Estadual (HE) de Bauru realizou uma cirurgia inédita na região para retirada de câncer de pulmão. Denominado lobectomia pulmonar por videocirurgia, o procedimento é indicado para tratamento definitivo da doença, quando em estágio inicial.

A paciente, uma moradora de Bauru de 65 anos, foi operada em 7 de novembro e já recebeu alta. A divulgação sobre o sucesso da cirurgia, no entanto, só ocorreu nesta quinta-feira (12).

Segundo o professor doutor Tales Rubens de Nadai, um dos médicos cirurgiões do HE responsáveis pela cirurgia, a paciente não precisou sequer ser submetida a quimioterapia ou radioterapia. Ele destaca, porém, que a necessidade de tratamentos associados é sempre analisada caso a caso.

Na técnica de videocirurgia ou videotoracoscopia, o cirurgião faz uso de microcâmeras para visualização do órgão que vai receber o procedimento. Por isso, trata-se de um procedimento minimamente invasivo, que traz vantagens para o paciente como recuperação mais rápida e menos dolorosa, além de menor tempo de internação para cuidados pós-operatórios.

PADRÃO OURO

A cicatriz também é menor se comparada ao procedimento tradicional, que requer uma abertura maior da cavidade torácica. "A indicação deste procedimento é para câncer de pulmão em estágios iniciais: 1 e 2. O padrão ouro do tratamento estabelece que, se for do lado direito, é retirado um terço do órgão e, se for do lado esquerdo, metade do órgão", detalha Nadai.

A equipe treinada para fazer este tipo de procedimento começou a atuar no HE no mês passado e a expectativa é de que outras cirurgias iguais a esta sejam realizadas dentro hospital. Segundo o cirurgião, a paciente operada apresenta evolução satisfatória e segue em atendimento ambulatorial oncológico.

O procedimento, que durou cerca de duas horas, ocorreu no centro-cirúrgico do HE, unidade de saúde sob gestão da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp). Além de Nadai, participaram do procedimento o médico cirurgião André Amate Neto, a instrumentadora Karla Danieli Genaro Aguado, o anestesista Fernando H. M. de Carvalho Zylberstejn e o residente de cirurgia César Saul Quevedo Penaloza.


(Jcnet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643