martins em pauta

quinta-feira, 6 de março de 2014

PRÉDIO DO PROCON /RN É INTERDITADO

O prédio onde atualmente funciona a unidade de Proteção e Defesa do Consumidor Estadual (Procon-RN), localizado na avenida  Tavares de Lira com a Duque de Caxias, no bairro da Ribeira, Zona Leste de Natal, está interditado desde a tarde desta quarta-feira (05). A determinação é do Coordenador Geral do órgão, Ney Lopes Júnior, que aponta a falta de estrutura como principal motivo para sua ação. “O prédio não tem qualquer condição de abrigar alguma atividade, ele oferece riscos aos funcionários e as pessoas que diariamente transitam no local”, alega Ney Lopes Júnior. 
Rayane MainaraProcon/RN suspende atividades por problemas estruturaisProcon/RN suspende atividades por problemas estruturais

A assessoria do órgão informou que enquanto estiver interditado, todos os funcionários do Procon Estadual serão remanejados para as unidades em funcionamento nas Centrais do Cidadão do shopping Via Direta e da Zona Norte, localizada no Shopping Estação. As audiências marcadas para esta semana e para a semana seguinte serão remarcadas para novas datas, que serão anunciadas em breve pelo órgão.

Segundo o coordenador geral do Procon/RN, uma vistoria técnica foi realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA/RN) na última semana. Em laudo, o órgão apontou inúmeras questões que comprovam a precariedade estrutural e irregularidades no local, que necessita de reparos urgentes. Um dos fatores apontados pelo coordenador para realizar a interdição é a iminência de desabamento do teto dos três andares do prédio, que está repleto de infiltrações e rachaduras. Outro fator apontado foi o risco que a escada principal apresenta  às pessoas que freqüentam o local,  pois não cumpre as normas de dos padrões de segurança.  

“O teto pode desabar a qualquer instante, a escada, única via de acesso aos andares superiores não tem corrimão. O gerador, que é bastante antigo, corre risco de explodir. Ratazanas e insetos tomam conta do local. Precisei interditar o prédio para chamar atenção do governo antes que algo mais grave aconteça”, explicou Ney Lopes Júnior, que ainda frisou a importância do funcionamento do Procon para a sociedade. “A população não pode ficar sem os serviços do órgão, é melhor interditar agora do que pagar por um prejuízo maior”, observou o coordenador. 

Após a interdição, Ney Lopes Júnior convocou uma reunião para esta quinta-feira(6) com Júlio César de Queiroz Costa, secretário da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc), com a intenção de debater a situação do local. 

História 
O prédio onde atualmente funciona a unidade Estadual do Procon foi construído no final da década de 1930 para abrigar a sede do Banco do Estado do Rio Grande do Norte (Bandern). Em 1993 o prédio passou por uma reforma que só seria finalizada no ano seguinte. Um desabamento de parte da fachada motivou a reparação.  Na ocasião uma vistoria técnica constatou que o prédio estava acometido a um processo de corrosão avançada, em virtude da falta de conservação, assim como presença de infiltração e madeira umedecida.  



Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643