martins em pauta

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

ROCAM de Mossoró contabiliza 17 suspeitos mortos em 16 confrontos armados

Por Fábio Vale, via Correio da Tarde
Uma modalidade de policiamento dinâmica, ágil e de grande eficácia com motocicletas, onde os policiais têm mais liberdade nas ruas, podendo enfrentar situações como congestionamentos no trânsito e atuação rápida em áreas de difícil acesso, como becos e vielas. Essas são as principais características da atuação policial do Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) que, em Mossoró, conta com 45 policiais em patrulhamento ostensivo pela cidade.
A Tropa especializada da PM que atua no segundo maior município Potiguar há pouco mais de um ano em rondas ostensivas contabiliza 17 suspeitos mortos em 16 confrontos armados. O saldo das alegadas reações à ação da polícia conta ainda com apenas um policial baleado em serviço. Segundo o Comandante da ROCAM de Mossoró, tenente Eromar Sátiro, a tropa age dentro da legalidade com o uso de técnicas diferenciadas.
“O policial trabalha pela população como representante do Estado. Nosso objetivo é prender e não matar. Mas, temos que salvaguardar a vida dos civis e da própria polícia. E para isso, se o suspeito reage à ação da polícia, o policial tem que se resguardar e se autodefender”, disse tenente Eromar, destacando que durante esses cerca de 1 ano e quatro meses de implantação da unidade especializada na cidade, foi registrado apenas um caso de policial da Rocam ferido à bala na perna em uma ação ocorrida em março deste ano que contabilizou mais de 30 operações.
Segundo tenente Eromar, todos os 17 mortos em alegados confrontos com a Rocam possuíam passagem pela polícia e reagiram à ação policial com disparos de arma de fogo. As operações resultaram ainda em quatro suspeitos baleados e um balanço parcial aponta que as ações da Rocam resultaram na apreensão de cerca de 50 armas de fogo em 2011 e de 3kg de maconha, dentre outras quantidades de drogas.
Atualmente, a unidade, subordinada administrativamente ao 12° Batalhão de Polícia Militar da cidade, conta com 40 motos e uma viatura tipo Blazer para o policiamento de Mossoró e de outros municípios vizinhos. “Contamos com uma estrutura de equipamentos e armamentos adequada que inclui pistolas, fuzis, munições e coletes à prova de bala”, acrescentou tenente Eromar.
Treinamentos para se tornar um “homem de preto”
Segundo o Comandante da ROCAM de Mossoró, tenente Eromar Sátiro, todos os policiais que compõem o quadro dessa tropa especializada da PM passam por um treinamento específico que inclui o aprendizado de técnicas de abordagem e policiamento diferenciado de outras unidades da polícia militar como a Polícia Ambiental, a Rádio Patrulha, o BOPE e o BPChoque.
“Os policiais da Rocam passam por um estágio onde precisam ter um perfil operacional e de conduta ética para aprendizado de técnicas diferenciadas que incluem até uma forma específica de parada das motocicletas em um sinal de trânsito”, explicou tenente Eromar, destacando que o fato dos policiais realizarem rondas ostensivas em moto deixa-os mais vulneráveis à ataques criminosos.
Rondas ostensivas em áreas de maior incidência criminosa
De acordo com o tenente Eromar Sátiro, o efetivo do Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas também atua em áreas periféricas, onde os índices de criminalidade são altos e viaturas convencionais têm dificuldade de adentrar. Com viaturas e motocicletas, a unidade de Rondas Ostensivas é considerada a “tropa de elite” das ruas. “Na grande maioria dos crimes cometidos, os primeiros policiais que chegam ao local da ocorrência integram a Rocam. Muito disso se deve ao fato de, por estarem em motos, terem mais mobilidade no trânsito cada dia pior da cidade. Mas o trabalho ostensivo e preventivo também contribui para o combate à criminalidade”, ressaltou tenente Eromar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643