martins em pauta

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Cerca de 120 mil fiéis devem participar de procissão

festa_de_santa_luzia_3
Os milhares de fiéis de Mossoró, de outros municípios do Rio Grande do Norte e ainda devotos oriundos de estados vizinhos participam hoje, 13, do último dia da programação da Festa de Santa Luzia 2011. Na estimativa da Diocese de Mossoró, cerca de 120 mil pessoas participarão da tradicional procissão em homenagem à padroeira dos mossoroenses. Os fiéis caminharão pelas ruas da cidade para agradecer e renovar os votos de fé com a Virgem de Siracusa.
O vigário-geral da Diocese, padre Flávio Augusto, revela que a expectativa de participação do público na procissão de Santa Luzia deste ano varia entre 100 e 120 mil pessoas. O vigário-geral destaca ainda que caravanas de fiéis de outros estados já confirmaram presença na atividade final de homenagem a Santa Luzia.

"Nossa expectativa é que um bom número de fiéis participem da tradicional procissão de Santa Luzia. Normalmente não trabalhamos com um número exato de público, mas a média varia entre 100 e 120 mil pessoas. Esse número poderá ser ultrapassado ainda com a vinda de devotos em caravanas de outros estados. Já confirmaram presença as caravanas dos municípios do estado Ceará, entre elas de Russas, Limoeiro, Aracati, Cascavel e Taboleiro do Norte", afirma padre Flávio.
Apesar de o Festival Gastronômico não ter ocorrido como havia planejado a Diocese de Santa Luzia, as mudanças anunciadas no que se refere ao percurso da procissão deste ano serão mantidas.
"O percurso da procissão iniciando às 17h pela rua Idalino de Oliveira e não como nas edições anteriores, que era pela avenida Dix-sept Rosado, será mantido. Isso porque foi feito um planejamento, e as estratégias já foram discutidas com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Gerência Executiva do Trânsito (Getran). Não podemos mudar de última hora. Até porque pretendemos destinar o espaço da avenida Dix-sept Rosado para as barracas nas próximas edições da Festa de Santa Luzia", explica o vigário-geral.

PROGRAMAÇÃO
A programação de encerramento da Festa de Santa Luzia 2011 será extensa. Depois da chegada da III Moto-Romaria de Santa Luzia e a celebração da primeira missa à meia-noite, a partir das 5h ocorre a segunda missa dos romeiros. A terceira e quarta celebrações dedicadas aos romeiros serão às 6h30 e às 8h, respectivamente.
Já às 10h, o bispo Diocesano dom Mariano Manzana preside missa solene da festa. Em seguida, às 13h, ocorre a sexta missa dos romeiros. Logo em seguida, a partir das 15h, ocorre a sétima e última missa dos romeiros.
A Diocese de Mossoró informa que a acolhida aos romeiros, estada e alimentação serão realizados nas instalações da antiga Escola Municipal Joaquim da Silveira Borges, das 6h às 13h.
Diocese avalia participação da população e o crescimento da festa da padroeira

No período de 3 a 13 deste mês, a Festa de Santa Luzia teve um variedade de atividades religiosas e sociais na programação alusiva à padroeira. Na edição deste ano, na avaliação do vigário-geral da Diocese, padre Flávio, o evento foi positivo e supreendeu a organização da Festa de Santa Luzia.
"Esperávamos um fluxo menor de pessoas na festa nas segundas e terças-feiras. Mas supreendentemente a participação nesses primeiros dias da semana foi estável e satisfatório. Um grande número de pessoas participando e com isso percebemos um crescimento acentuado no volume de fiéis em relação à Festa de Santa Luzia do ano passado. Tanto a coordenação-geral como as equipes perceberam que tudo foi acima das nossas expectativas", ressalta o sacerdote.
Na opinião de padre Flávio, as novidades da edição 2011 da Festa de Santa Luzia impulcionaram o evento. "Um dos fatores que divulgaram a festa e atraíram os fiéis para a Catedral foi a Noveninha de Santa Luzia. O fato de termos ido a nove bairros diferentes da cidade criou-se uma expectativa nas pessoas, que na oportunidade tomaram conhecimento da festa. Com as comunidades se mobilizando para a festa, gerou-se uma maior participação da população", destaca padre Flávio Augusto.
Durante os dez dias dos festejos, quase 500 voluntários trabalharam nas 15 comissões de organização da festa.
PERCURSO DA PROCISSÃO DE SANTA LUZIA


Rua Idalino de Oliveira
(saída Catedral);
Rua Santos Dumont;
Avenida Jerônimo Rosado;
Avenida Dix-neuf Rosado;
Rua Marechal Deodoro;
Rua Rodrigues Alves;
Rua Melo Franco;
Avenida Augusto Severo;
Rua Santos Dumont;
Rua Idalino de Oliveira (chegada à Catedral).


Fonte: O Mossoroense
via Naserra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643