martins em pauta

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SATÉLITE APOSENTADO ALEMÃO PODE ATINGIR A TERRA NO FIM DE SEMANA

O Centro Aeroespacial Alemão (DLR, na sigla em alemão) anunciou nesta quarta-feira (19/10/11) que um satélite aposentado pode cair de volta na Terra no próximo fim de semana. Os cientistas ainda não conseguem saber em que parte do planeta as peças vão cair.

O satélite é do tamanho de uma minivan e pesa 2,4 toneladas. Ele vai se queimar durante a reentrada na atmosfera, mas 30 fragmentos, que juntos têm 1,7 tonelada, podem atingir o solo. A maior dessas peças é um espelho resistente ao calor.

“Todos os países do mundo entre 53 graus norte e 53 graus sul podem ser afetados”, afirmou Andreas Schütz, porta-voz do DLR. A vasta área inclui a maior parte das regiões habitadas do planeta e todo o território brasileiro.

Rosat é do tamanho de uma minivan e pesa 2,4 toneladas.
Ilustração do satélite Rosat, lançado pelo Centro Aeroespacial Alemão em 1990 (Foto: AP Photo/EADS Astrium)
O Rosat foi lançado em 1990 e pôs em órbita o primeiro telescópio espacial a usar raios X para captar imagens. O aparelho foi usado para estudar buracos negros e estrelas de nêutrons até 1999, quando foi aposentado. Na época, ele voava a entre 565 km e 585 km da Terra. Desde então, ele vem perdendo altitude; em junho de 2011, a distância para a superfície era de 327 km.


Em setembro, um satélite da NASA provocou medo depois que a agência norte-americana anunciou que ele cairia na Terra. Porém, a reentrada aconteceu sobre o Oceano Pacífico e não causou nenhum estrago aparente.

A DLR calcula que a chance de alguém ser atingido por uma peça do Rosat é de uma em 2 mil – um pouco maior do que a que a NASA calculava para seu satélite, no mês passado. Como há cerca de 7 bilhões de pessoas na Terra, o risco de que você seja atingido é de cerca de um em 14 trilhões.

*Do G1, com informações da AP
via PF online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643