martins em pauta

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Prossegue operação que tenta salvar baleia encalhada em praia de Areia Branca

Prossegue o drama da baleia jubarte que está encalhada na raia de Upanema, em Areia Branca desde a manhã desta quinta-feira. O animal encalhou num banco de areia e não conseguiu retornar para águas profundas.
O mamífero foi avistado por pessoas que trafegavam na orla da praia por volta das 9h da manhã. Posteriormente chegaram os técnicos do projeto Cetáceos da Costa Branca que fazem monitoramento na área e estes logo acionaram outros órgãos para auxiliar no resgate.


















Uma primeira tentativa de resgate ocorreu com auxílio de uma embarcação pequena mas sem sucesso já que a lancha não tinha força suficiente para puxar o animal.
De acordo com a doutora Bernadete Fragoso, coordenadora da equipe de resgate e do Cetáceos da Costa Branca, o animal é um adulto de sexo ainda não identificado, pesando em média 20 toneladas e medindo 10 metros cumprimento.
A equipe usa técnica comumente utilizada em resgates desse tipo: amarrou cordas no corpo do animal e agora aguarda subida da maré para que a embarcação se aproxime e assim consiga desencalhar o mamífero.
Centenas de pessoas estão desde cedo acompanhando o resgate e auxiliando a equipe conforme é solicitado. No rádio, biólogos fizeram apelos para que fossem doados lençóis e toalhas para que estes fossem usados no resgate e prontamente a população atendeu.
A espécie jubarte (Megaptera novaeangliae), também conhecida como baleia-preta, é um mamífero marinho da ordem dos cetáceos que vive em mares do mundo todo. Os machos da espécie medem de 15 a 16 metros; as fêmeas, de 16 a 17 metros podendo chegar a pesar até 40 toneladas.



















Embarcação se aproxima e aguarda maré encher para auxiliar no salvamento do animal
Ainda de acordo com informações passadas pelos técnicos de monitoramento, os motivos que levaram o mamífero a encalhar na costa areiabranquese são desconhecidos porém, vários fatores podem ter favorecido para isso, podendo este estar desorientado ou doente.



















Centenas de pessoas pararam para ver de perto a operação de resgate do mamífero
O IBAMA, polícia ambiental, polícia militar, Agência da Capitania dos Portos, empresas marítimas da região, pescadores e voluntários auxiliam na operação de resgate e salvamento da baleia na praia de Upanema.



















Foto: Ismael Sousa
Reportagem e fotos: Carlos Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643