martins em pauta

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

URGENTE: Médico confirma o que todos temiam sobre Bolsonaro

Quinta, 08 de janeiro de 2026



De acordo com Caiado, que integra a equipe médica responsável pelo acompanhamento do ex-chefe do Executivo, a queda não ocorreu da cama, como se cogitou inicialmente. Após conversar com Bolsonaro e reconstruir o episódio, os médicos concluíram que o acidente aconteceu quando ele tentou caminhar dentro da sala onde está preso.

“Inicialmente, nós pensamos que fosse uma queda da cama, mas, posteriormente, conversando com ele, relembrando fatos, ele se levantou para o lado esquerdo da cama mas a contusão foi do lado direito. Isso nos leva a crer que ele levantou, tentou caminhar e caiu”, explicou o médico a jornalistas, ao deixar o Hospital DF Star.

Segundo o cardiologista, Bolsonaro apresentou um leve déficit de memória logo após a queda, o que é compatível com o tipo de traumatismo diagnosticado.

“Observamos uma lesão em partes moles da região temporal direita e da região frontal direita, caracterizando o traumatismo craniano leve.

Durante a entrevista, o médico levantou a hipótese de que a desorientação que precedeu a queda possa estar relacionada à interação de medicamentos usados por Bolsonaro para tratar crises persistentes de soluço. Segundo ele, essa possibilidade já vinha sendo considerada pela equipe.

“Há uma suspeita inicial que nós já havíamos imaginado que possa ser a interação de medicamentos. O presidente faz uso de vários medicamentos para tratamento das crises de soluços […]”, explicou.

Caiado destacou que o desafio agora é avaliar os riscos e benefícios do tratamento.

“E nós estamos diante de um problema agora que é o seguinte: se esses quadros [quedas] forem recorrentes e colocam o presidente numa zona de maior risco, pelos medicamentos? 2º ponto: nós temos que suspender os medicamentos e colocar o presidente num quadro degradante de soluço? Ou mantenho a medicação e aumento o risco que eu ainda não sei se é? Nós vamos avaliar, mas são hipóteses”, completou.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643