martins em pauta

sábado, 10 de janeiro de 2026

Lula vira diplomata de Maduro e recebe agradecimento da Venezuela por criticar EUA

Sábado, 10 de janeiro de 2026

Foto: Divulgação

Enquanto Nicolás Maduro ainda tentava se recuperar após ser capturado pelos Estados Unidos, o presidente Lula já colecionava elogios de Caracas. Nesta sexta-feira (9), o chanceler venezuelano Yván Gil se reuniu com a embaixadora do Brasil, Glivânia Maria de Oliveira, para agradecer a “firme posição” do petista contra a ação americana.

No encontro, Yván Gil reforçou que Brasil e Venezuela vão intensificar a agenda bilateral e desenvolver novos projetos e áreas de cooperação em 2026, em benefício de ambos os países. Ou seja: enquanto a democracia norte-americana faz pressão, Lula costura acordos com um regime em crise.

captura de Maduro e Cilia Flores pelos EUA no último sábado (3) foi classificada por Lula como “linha inaceitável” e “afronta gravíssima à soberania venezuelana”. O governo brasileiro também levou sua preocupação à Organização dos Estados Americanos, chamando atenção para o que chamou de sequestro de Maduro.

O gesto de agradecimento de Caracas não é novidade. Na quinta-feira (8), o presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Jorge Rodríguez, já havia elogiado Lula, citando-o como alguém que “sempre esteve ao lado” do povo venezuelano. Para o Brasil petista, o aliado de Maduro virou parceiro estratégico mesmo em meio ao caos geopolítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643