martins em pauta

quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

SITUAÇÃO CRÍTICA: 20 reservatórios do RN estão com volumes inferiores a 10% da capacidade total; veja lista

 Quinta, 08 de janeiro de 2026

Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA

Os principais reservatórios do Rio Grande do Norte operam com 37,53% da capacidade total, segundo dados divulgados pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) na terça-feira (7).

O relatório também aponta que 20 reservatórios estão em situação crítica, com menos de 10% da capacidade, incluindo Itans, Passagem das Traíras, Lulu Pinto, Sabugi, Tourão e Boqueirão de Parelhas.

Veja a lista completa dos 20 reservatórios em situação crítica:

  • Itans (Caicó) – 0,00%
  • Lulu Pinto (Luís Gomes) – 0,01%
  • Passagem das Traíras (São José do Seridó) – 0,03%
  • Brejo (Olho-d’Água do Borges) – 0,29%
  • Jesus Maria José (Tenente Ananias) – 0,33%
  • Esguicho (Ouro Branco) – 0,60%
  • Mundo Novo (Caicó)  – 0,78%
  • Sabugi (São João do Sabugi) – 1,03%
  • Carnaúba (São João do Sabugi) – 1,84%
  • Tourão (Patu) – 2,46%
  • São Gonçalo (São Francisco do Oeste) – 2,57%
  • Gangorra (Rafael Fernandes) – 3,50%
  • Apanha Peixe (Caraúbas) – 5,33%
  • Inspetoria (Umarizal) – 5,52%
  • 25 de Março (Pau dos Ferros) – 5,52%
  • Bonito II (São Miguel) – 5,80%
  • Japi II (São José do Campestre) – 7,26%
  • Dinamarca (Serra Negra do Norte) – 8,30%
  • Boqueirão de Parelhas – Ministro João Alves (Parelhas) – 9,30%
  • Zangarelhas (Jardim do Seridó) – 9,32%

Ao todo, são monitorados 69 mananciais responsáveis pelo abastecimento da população. O volume armazenado é de 1,98 bilhão de metros cúbicos, diante de uma capacidade total de 5,29 bilhões. O cenário é considerado de atenção, típico do período seco, e exige uso racional da água.

Entre os maiores reservatórios, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves acumula 44,61% da capacidade. A Barragem de Oiticica está com 14,83%. Já Santa Cruz do Apodi, Umari e Poço Branco apresentam volumes acima de 50%.

Segundo o Igarn, apesar de alguns mananciais estratégicos estarem em níveis mais elevados, o quadro geral reforça a necessidade de monitoramento constante e de planejamento integrado para garantir o abastecimento humano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643