martins em pauta

domingo, 28 de setembro de 2025

Possibilidade de Comandante do Exército sofrer desmoralização a nível mundial agita o meio militar

 Domingo, 28 de setembro de 2025




O general Maurício Vieira Gama, adido militar brasileiro em Washington, e o general Flávio Moreira Matias, representante do Brasil no Comando Sul dos EUA, estabeleceram contato com militares norte-americanos para obter informações sobre a situação. Durante as conversas, os oficiais brasileiros argumentaram que divergências pontuais entre os governos não deveriam afetar a cooperação entre as forças armadas dos dois países.

O governo dos Estados Unidos analisa a revogação do visto como possível medida sancionatória. A justificativa estaria baseada na alegação de que o general Tomás teria sido nomeado para o cargo por influência do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e que garantiria apoio da alta cúpula militar às decisões do magistrado.

Documentos do Departamento de Estado americano teriam identificado encontros entre o ministro Moraes e o general Tomás Ribeiro Paiva. Essas reuniões mapeadas pelas autoridades americanas constam nos documentos que fundamentam a avaliação em curso.

A potencial restrição ao comandante do Exército brasileiro integra um conjunto mais amplo de medidas que Washington estaria preparando. O pacote de sanções em estudo também incluiria membros da Polícia Federal e do Ministério Público Federal do Brasil.

A iniciativa dos generais Gama e Matias para buscar esclarecimentos junto às autoridades norte-americanas indica a preocupação da cúpula militar brasileira com as possíveis implicações diplomáticas e institucionais que poderiam resultar da efetivação dessas medidas pelos Estados Unidos.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643