Sábado, 04 de outubro de 2025
Benedito Gonçalves foi incluído na lista de autoridades sancionadas pelo governo americano por sua atuação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2023, ele relatou duas ações que levaram à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na manifestação, o STJ destacou que qualquer ingerência sobre juízes, seja nacional ou internacional, “contraria os pilares do Estado de Direito”, por fragilizar a independência e a imparcialidade necessárias ao Poder Judiciário. A nota ressaltou ainda que pressões ou ameaças a magistrados e seus familiares “deslegitimam a essência de um sistema de justiça que deve valer igualmente para todos, sem privilégios ou perseguições”.
O tribunal também lembrou que, no Brasil, decisões de alcance nacional são tomadas ou confirmadas de forma colegiada e que o processo judicial oferece um “amplo leque de recursos”, o que garante o equilíbrio e a seriedade da Justiça.
Os ministros do STJ concluíram a nota reiterando apoio ao colega:
“Os ministros do Superior Tribunal de Justiça reiteram a confiança no ministro Benedito Gonçalves”.
Benedito ficou conhecido ao afirmar "missão dada é missão cumprida" ao pé do ouvido de Alexandre de Moraes durante a diplomação de Lula em 2022.
Fonte: Jornal da Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário