Sexta, 03 de outubro de 2025
O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, declarou que o Brasil precisa ser “consertado” para que deixe de agir contra os interesses norte-americanos. A fala foi dada em entrevista ao programa NewsNation, onde o integrante do governo Donald Trump citou países que, em sua visão, “têm um problema” e precisam se alinhar às exigências de Washington.
"Temos um monte de países para consertar, como Suíça e Brasil. Eles têm um problema. Índia. Esses são países que precisam reagir corretamente aos Estados Unidos. Abrir seus mercados, parar de tomar ações que prejudiquem os Estados Unidos, e é por isso que estamos em desvantagem com eles", afirmou Lutnick.
Apesar da menção ao Brasil, o país não foi incluído na nova rodada de tarifas anunciada por Trump, que entra em vigor na próxima quarta-feira (1º). As taxas, que variam entre 25% e 100%, atingirão produtos como medicamentos, caminhões pesados, móveis e utensílios domésticos. Entre os alvos estão a Suíça, a Índia, a Austrália e a Coreia do Sul.
Segundo Lutnick, a medida é justificada pelo déficit comercial que os EUA enfrentam com alguns parceiros. Ele citou o caso da Suíça como exemplo:
“Bem, é um pequeno país rico. Sabe por que eles são um pequeno país rico? Porque nos vendem 40 bilhões de dólares (R$ 214 bilhões) a mais em produtos”.
O secretário enfatizou ainda que os países que desejarem manter relações comerciais estáveis com os americanos terão de aceitar as diretrizes da política econômica de Trump:
“Estes países precisam entender que, se eles querem vender para os consumidores americanos, é preciso ‘jogar bola’ com o presidente dos Estados Unidos”.
Fonte: Jornal da Cidade Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário