martins em pauta

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

VÍDEO: Patinetes de Natal viram alvo de vandalismo e imprudência: flagrante revoltante choca moradores

Quarta, 02 de outubro de 2025

Foto: Reprodução

O uso indevido dos patinetes elétricos compartilhados em Natal segue causando problemas. Na tarde desta quarta-feira (1º), três jovens foram flagrados em um único veículo pelas ruas da cidade. Em vídeo enviado ao Blog do BG, um morador indignado desabafa: “Ah rapaz, pelo amor de Deus, que sacanagem… como é que pode dar certo um negócio desses?”.

O serviço, lançado em 21 de setembro com 600 patinetes em fase experimental, funciona por 120 dias e é operado pela empresa Jet. Ele deve servir de base para a futura regulamentação da Prefeitura. Desde os primeiros dias, já foram registrados acidentes, mau uso e até furtos. Colisões com motos, quedas e até batidas em árvores chamaram a atenção para os riscos no trânsito.

A Jet afirmou que está investigando todos os casos de vandalismo e mau uso. Em algumas situações, os patinetes foram encontrados fora de circulação, inclusive dentro da casa de um jovem, e recolhidos pela empresa. Um dos casos mais graves envolveu o anúncio de venda de um equipamento por R$ 2,5 mil nas redes sociais.

Além disso, usuários têm sido flagrados usando os veículos em locais impróprios, como sobre paradas de ônibus, na areia da praia e até em um motel. Para controlar irregularidades, cada infração registrada no sistema gera um alerta automático por GPS ou foto, e os usuários podem ser banidos da plataforma. A fiscalização combina monitoramento em tempo real, vistorias de campo e denúncias enviadas pelo app ou pelos canais oficiais da Prefeitura.

Regras para o uso dos equipamentos

De acordo com a STTU, o uso dos patinetes deve seguir regras claras: é obrigatório ter idade mínima, não transportar cargas, passageiros ou animais, não pilotar sob efeito de álcool e estacionar apenas nos pontos indicados pelo aplicativo. Todas as viagens contam com seguro gratuito contra acidentes, e equipes de orientação estarão nos principais pontos da cidade.

Apesar dos problemas iniciais, Natal se junta a outras cidades brasileiras que investem em soluções inovadoras de mobilidade urbana, reforçando o Plano Cicloviário, que já conta com mais de 113 km de ciclovias. A iniciativa também integra o compromisso do município com um desenvolvimento moderno e ambientalmente responsável.

Veja o vídeo:

Tocador de vídeo
00:00
00:35
Fonte: Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643