martins em pauta

domingo, 4 de dezembro de 2022

Transição estuda desmilitarizar segurança presidencial com Lula

Domingo, 04 de Dezembro de 2022

Foto: Sergio Lima/Poder 360

O governo de transição chefiado pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), estuda retirar o Gabinete de Segurança Institucional, o GSI, das mãos de um militar. A equipe técnica deve sugerir a nomeação de um civil para o cargo.

O Poder360 apurou que, caso acatada pelo GT (Grupo Técnico) de Inteligência Estratégica, a proposta de desmilitarização terá ainda de ser avaliada pela cúpula do governo, ou seja, a ideia irá até Lula apenas como sugestão. Caberá a ele decidir.

Durante todo o governo de Jair Bolsonaro (PL), o GSI foi comandado pelo general Augusto Heleno, general da reserva aliado do atual presidente da República.

Integrantes de Lula dizem internamente que a pasta foi ocupada por aliados do governo em posições estratégicas e que, como forma de diminuir a politização de militares, a nomeação de um civil seria uma alternativa.

A proposta, porém, ainda não tem consenso dentro do governo de transição. Buscam, no atual estágio, unanimidades sobre o assunto na confecção do relatório do GT de Inteligência Estratégica.

O governo de transição nomeou os 5 primeiros integrantes do grupo de Inteligência Estratégica em edição extra do Diário Oficial da União na 5ª feira (1º.dez).

Entre eles, está o delegado da Polícia Federal e um dos coordenadores da segurança de Lula Andrei Passos e o estudioso da ciência da informação Vladimir de Paula Brito. Além deles, 3 servidores oficiais da inteligência.

Outra hipótese discutida dentro do governo de transição, além da desmilitarização do GSI, é o rebaixamento de status do atual ministério. No novo desenho da Esplanada de Lula, o gabinete pode ser alocado em outra estrutura. Foi o que aconteceu no 2º governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Poder 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643