martins em pauta

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Pela primeira vez na história, uma mulher assume a presidência do Peru

Sexta, 09 de Dezembro de 2022

A advogada, que é formada pela Universidade Privada San Martín de Porrer e tem mestrado em Direito Notarial e Registral, iniciou a carreira política em 2007, foi assessora da alta direção do Registro Nacional de Identificação e estado Civil (Reniec) de Surco, candidata à prefeita de Surquillo (2018) e veio como vice na chapa do sindicalista Pedro Castillo, em 2021.

Embora Dina tenha condenado, nesta quarta-feira (7), no Twitter, a medida de Castillo em fechar o Congresso Nacional, ela mesma, no ano passado, já havia sugerido o ato "em favor da Pátria com o Executivo". Pressionada, ela voltou atrás e se desculpou em cadeia nacional.

- O que eu disse é que precisamos de um Congresso que trabalhe para as necessidades da sociedade peruana e que se articule positivamente com o Executivo para que os dois poderes do Estado possam trabalhar de forma coordenada para atender às múltiplas necessidades da sociedade peruana. Não queremos um Congresso obstrucionista (…) Em nenhum momento eu disse que vamos fechar o Congresso - afirmou em entrevista à CNN, desviando-se da fúria dos opositores.

Esta semana, bem mais comedida, a nova presidente jurou no Congresso e reafirmou o que havia escrito nas redes sociais: que jamais tentará um golpe de Estado.

É bom mesmo porque, no Peru, o presidente do Tribunal Constitucional, uma espécie de "STF" brasileiro, Francisco Morales, está atento à tomada de poder na marra por esquerdistas e já avisou à população: "ninguém  precisa obedecer a governo usurpador".

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643