martins em pauta

quinta-feira, 24 de março de 2022

Bolsonaro deixa a "lacração" alvoroçada e dirige trator movido a biometano no Alvorada (veja o vídeo)

Quinta, 24 de Março de 2022

Cumprindo a promessa de governar pelo exemplo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o Palácio da Alvorada na segunda-feira (21) dirigindo um trator movido a biometano, com destino ao Palácio do Planalto.

Anteriormente, Bolsonaro já havia comparecido à exposição de veículos movidos a biogás, produzidos a partir da biodigestão de recursos sólidos urbanos e agroindustriais. Foram expostos um caminhão de lixo, um ônibus, um caminhão e o trator dirigido pelo presidente, movidos à tecnologia.

Antes de você compreender de fato o biometano, é preciso compreender o que é o biogás. Com a necessidade de diversificação da matriz energética brasileira, o biogás tornou-se uma fonte alternativa que foi incentivada para suprir essa demanda. Isso devido o aumento do custo da energia elétrica no Brasil. 

Essa geração de energia parte da gestão de resíduos feita por meio da criação de animais, propriedades rurais ou que são produzidos nas cidades – chamados de Resíduos Sólidos Urbanos (RSUs). Essas ações transformam um passivo ambiental em um ativo energético, o que diminui os custos de energia e os impactos negativos no meio ambiente. 

De acordo com o Panorama do Biogás no Brasil, o estudo desenvolvido pela ABiogás mostrou em 2018 que o Brasil é o maior potencial de produção de biogás do planeta com aproximadamente 84,6 bilhões de metros cúbicos/ano. Nestes números, a produção de biometano é a aplicação energética principal em seis cidades brasileiras, sendo elas: São Pedro da Aldeia – RJ, Patos de Minas – MG, Foz do Iguaçu – PR, Fortaleza – CE, Concórdia – SC, Franca – SP.

As oportunidades para o biometano são desafiadoras. Com a atenção do Governo Federal, às novas políticas para aumentar a procura de alternativas mais agradáveis ao meio ambiente são estimuladas. Desde o lançamento do “Novo Mercado de gás” em meados de 2019, o biometano está em constante discussão juntamente com o gás natural. 

O programa visa a democratização do gás no Brasil sem a participação efetiva da Petrobrás. Como o biometano é um composto análogo ao gás natural, é justo que as suas possibilidades também sejam exploradas.

Aguardamos o desenvolvimento deste cenário, a fim de progredir perante ao crescimento econômico, natural e sustentável por meio do biogás. 

Confira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643