martins em pauta

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Principal membro de facção criminosa de Caucaia é morto em confronto com a polícia

Quinta, 23 de Julho de 2021

Um homem apontado como o braço-direito do chefe de uma organização criminosa foi morto na manhã desta quinta-feira (22) durante troca de tiros com a polícia na localidade de Santa Rosa, em Caucaia. Francisco Leandro Ferreira Cruz, conhecido como 'Baruel', tinha extensa ficha criminal e era considerado um dos homens mais perigosos da Região Metropolitana de Fortaleza. O suspeito respondia a tráfico de drogas, organização criminosa, porte ilegal de arma, furto, sequestro e homicídios. Somente entre 2020 e julho deste ano, a polícia catalogou 23 assassinatos.

'Baruel' estava dormindo na casa de um comparsa, identificado como Antônio José, quando foi cercado por policiais do 12º Batalhão de Caucaia às 5h. Ao notar a presença dos agentes de segurança, o homem disparou contra a equipe, que reagiu à ofensiva.

"Para nossa surpresa, o Baruel já saiu atirando nos policiais com uma pistola .40, os policiais revidaram e conseguiram atingi-lo. O mesmo foi socorrido para um hospital público de Caucaia, mas chegou a falecer", conta o coronel Beline.

ASSASSINATO

Entre os crimes recentes, 'Baruel' é apontado como o mandante da morte de duas irmãs na última sexta-feira (16), na localidade de Sítios Novos, em Caucaia. As vítimas foram executadas com tiros de escopeta calibre 12 na frente dos pais. A motivação teria sido guerra de facções criminosas.

"O Baruel matava criança, matou ancião, o Baruel matou duas jovens com tiro de escopeta, matou taxista que trabalhou para ele, matou uber, era o bandido mais procurado pelas nossas equipes. Era o psicopata mais perigoso da Região Metropolitana", detalhou Beline.


ENVOLVIMENTO

O criminoso integra a mesma organização chefiada por Francisco Cilas de Moura Araújo, o 'Mago', preso desde julho de 2020, na 1ª fase da Operação Focus.


A primeira etapa da ação policial prendeu outras sete pessoas em Caucaia e apreendeu 10 armas de fogo, sendo nove revólveres calibre 38 e uma espingarda calibre 12 que estavam em um terreno, na localidade de Baixa Grande. Todo o material estava acondicionado em cinco sacos plásticos.

Nesta quinta-feira (22), inclusive, membros do grupo de 'Mago' foram alvos da 2ª fase da Operação, da Polícia Civil, para cumprimento de mandados de prisão preventiva em Caucaia, Fortaleza e Maracanaú.

(Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643