martins em pauta

quarta-feira, 21 de julho de 2021

China registra 1ª morte de humano devido a vírus transmitido de macacos

 Terça, 21 de Julho de 2021

Foto: Macacos Rhesus (jinterwas/Flickr)

Um veterinário infectado por uma doença extremamente rara causada por vírus vindo de macacos morreu aos 51 anos, na China. O caso aconteceu em maio, e é visto como o primeiro a gerar a morte de humano em decorrência desse vírus.

Chamado de herpes B, esta cepa não é comum em humanos. Entretanto, nos casos em que já ocorreu a infecção, o vírus causou complicações no sistema nervoso central, causando um inchaço no cérebro beirando a um quadro fatal.

A transmissão deve ter ocorrido durante a rotina de trabalho do veterinário. O homem trabalhava em um instituto chinês de pesquisa especializado em reprodução de primatas e havia trabalhado na dissecação de dois macacos mortos em março.

No manuseio dos animais, ocorreu o salto viral, que é o nome para as situações em que um vírus de outra espécie consegue ser transmitido entre individuos que não são os hospeiros comuns.

Exemplos históricos de vírus de animais que invadiram hospedeiros humanos incluem HIV (de chimpanzés), coronavírus Sars (de morcegos) e vírus influenza A (de pássaros).

Exame

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Ômi, esses desgraçados desses chineses são as maiores pragas do mundo. Ô povo pra ter coisa ruim nos côro. É igual a pixuleco, Zé tomaz e outros da mesma láia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643