martins em pauta

terça-feira, 11 de junho de 2019

Supostas conversas de procuradores e Moro: “ação completamente ilegal e não servem de prova em lugar nenhum do mundo”, afirma Merval Pereira



Terça, 11 de Junho de 2019

Os áudios das conversas dos procuradores e do ex-juiz Sergio Moro foram conseguidos através de uma ação completamente ilegal e não servem de prova em lugar nenhum do mundo. A partir daí, a consequência prática não existe. Temos o exemplo da operação Satiagraha, anulada porque descobriu-se que usaram grampos ilegais.

A questão maior é a repercussão política, para reforçar a ideia de que Lula foi injustiçado, embora nas conversas não exista nada que o absolva das acusações. Muitos juristas estão dizendo que não há ilegalidade nas conversas e o próprio site que divulgou diz que não há ilegalidade, mas imoralidade.

E a questão moral é uma discussão mais ampla, difícil de se chegar a uma conclusão, pois cada ato se justifica moralmente ou não. No Brasil, juízes conversam com as partes e ministros dão opinião; dois ministros do STF já até deram opinião sobre o assunto.

É preciso esclarecer quem e como invadiu os telefones celulares, e até que ponto essa ilegalidade da obtenção das conversas contamina um processo, mas é difícil anular com base em provas ilegais.

Blog Merval Pereira – O Globo

OPINIÃO DOS LEITORES:

  1. LULADRÃO
    Querem de todo jeito desacreditar um homem que só quer ajudar um país, tirando bandidos da zona de conforto. Eita país e Impresa sem vergonha.
  2. André Fortes
    Esqueçam a palavra Lula e Moro ponham João e Alfredo no lugar.
    Juntem as peças.
    ex: O juiz Alfredo volta de férias para despachar sobre liberdade do preso João.
    Sacaram?
  3. Vitor Silva
    Juiz pode vazar conversas? NÃO
    Jornalista pode vazar conversas? DEVE
    • Fábio Mello
      Depende da fonte e da forma como a conversa foi obtida. Qualquer jornalista ou pessoa com 1% de ética e caráter profissional não se baseia em imoralidade, muito menos em fonte montada através de meio ilegal. Para isso existem as formas provistas na justiça e que devem ser respeitadas e seguidas por todos, independente de cor, religião ou partido político.
  4. Sérgio Nogueira
    Bom texto. Realmente temos uma espécie de Najila cibernética em ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055