martins em pauta

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Uma taça de vinho por dia aumenta riscos de câncer de mama


Quinta, 20 de agosto de 2015

Ao contrário do que diz o ditado, uma taça de vinho antes de dormir não faz tão bem à saúde. Um estudo encabeçado por pesquisadores da Universidade de Harvard mostrou que um copo de qualquer bebida alcoólica por dia aumenta os riscos de câncer de mama em até 15% em mulheres. As informações são do site Telegraph .

Os dados da pesquisa também apontaram uma relação entre álcool e desenvolvimento de câncer em homens que já foram fumantes em algum momento da vida. Entre mulheres, mesmo aquelas que nunca fumaram, o risco de câncer por conta de bebidas alcoólicas aumenta a cada drinque diário.

Os pesquisadores recomendam que pessoas com histórico da doença na família, especialmente mulheres, devem considerar ingerir níveis de álcool abaixo do recomendado, que seria 15g (cerca de dois copos) para mulheres, e 30g (quatro copos) para homens.

“Sempre soubemos que havia uma ligação entre álcool e câncer, mas esse estudo serve para nos lembrar o quão delicada é essa questão, ainda mais quando a bebida é combinada com cigarro e algum histórico familiar da doença”, afirmou o médico Richard Roope.

A pesquisa também indicou que pessoas que não consomem álcool ou bebem em excesso têm menos chances de ter câncer colorretal, de próstata ou mama identificado em exames físicos. Normalmente, eles praticam menos atividades físicas e têm mais chance de fumarem, o que aumenta os riscos da doença.

O câncer de mama é o com mais chances de se desenvolver em mulheres por conta do álcool. Em homens, é o câncer colorretal.

De acordo com o estudo, em homens, quanto mais álcool é consumido, maiores os riscos de câncer. Já em mulheres, o consumo excessivo, mesmo que a ingestão seja somente em um dia, aumenta as chances da doença.

Os pesquisadores estimaram que cerca de 3,6% de todos os tipos de câncer ao redor de mundo foram causados pelo consumo de álcool, sendo 1,7% em mulheres e 5,2% em homens. (Terra)


Fonte: Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643