martins em pauta

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Deputados preparam pedido de afastamento de Eduardo Cunha

Quinta,20 de agosto de 2015


Deputados críticos ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preparam-se para formalizar o pedido de afastamento dele. Eles discutem o assunto, na tarde desta quarta-feira (19), após notícias de que a PGR (Procuradoria-Geral da República) irá denunciar o peemedebista ao STF por envolvimento no esquema da Operação Lava Jato.

A reunião, liderada pelo PSOL, reúne deputados de diversos partidos. A ideia, conforme Ivan Valente (PSOL-SP), é aguardar a denúncia da PGR e, logo em seguida, protocolar uma representação no Conselho de Ética da Casa, solicitando investigação por quebra de decoro parlamentar.

“Vamos entrar com o pedido como partido, mas vários outros deputados estão aqui e vão se juntar a nós”, afirmou Valente.

Segundo ele, a reunião desta tarde é para avaliar os argumentos a serem utilizados na representação. Uma das justificativas será a condição de Cunha, que deixa de ser indiciado, para ser denunciado.

A tendência é que Cunha seja enquadrado no crime de corrupção, mas ainda não há uma redação final da denúncia.

Os procuradores estão finalizando o documento que será assinado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Em seguida, a Justiça precisa avaliar se aceita ou não e, só então, o deputado vira réu e o processo é aberto.

Eduardo Cunha é alvo de inquérito no STF que apura suspeitas de participação dele no esquema da Petrobras. Desde que foi denunciado, Cunha tem evitado comentar o assunto e sempre reforça que isso é atribuição de seu advogado, Antônio Fernando de Souza.



Folha Press /J.Belmont

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643