martins em pauta

terça-feira, 26 de abril de 2011

Estradas federais registram 175 mortes
durante o feriado da Páscoa

Número foi 18% menor que o registrado no último feriado de Carnaval

Jonne Roriz/AEPRF registrou 175 mortes nas estradas federais de todo o país durante o feriado prolongado da Páscoa

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) registrou neste feriado prolongado da Páscoa 175 mortes nas estradas federais de todo o país. O número é 18% menor que o contabilizado no último feriado do Carnaval. O Estado em que ocorreram mais mortes foi a Bahia, com 25 vítimas. Para a polícia, a contagem do feriado prolongado da Páscoa começou à 0h da terça-feira (19) e terminou à meia-noite do domingo (24). A terça-feira foi contabilizada pela PRF para puder fazer a comparação com o feriado do Carnaval, de seis dias.


Ao longo desse período, foram registrados 3.861 acidentes nas estradas federais, com 2.274 feridos. Os números também são menores que os verificados durante o feriado de Carnaval, no início de março: 7% a menos no total de acidentes e também 7% a menos no de feridos. Minas Gerais foi o Estado campeão no número de acidentes e de feridos, com 515 e 363, respectivamente.

Para o coordenador-geral de operações da PRF, Giovanni de Mambro, a redução de 18% em relação ao Carnaval não é motivo para comemorar. Segundo o inspetor, todo o efetivo da PRF, atualmente em cerca de 9.000 homens, trabalhou na operação da Páscoa.

- A redução não tem que ser comemorada porque, pelo esforço operacional empenhado, pelo efetivo que foi empregado, o número ainda é muito alto.

O número de acidentes é explicado pela PRF pelo grande volume de carros nas estradas. Neste feriado prolongado, o brasileiro teve oportunidade de emendar quatro a cinco dias, o que o encorajou a viajar.

- Essa oportunidade levou a um volume excessivo de veículos nas rodovias. Nunca vimos um feriado com esse movimento.

O inspetor diz que o brasileiro ainda é imprudente. Mesmo sendo um feriado religioso, os motoristas abusaram da velocidade e arriscaram-se em ultrapassagens indevidas.

- Nós esperávamos mais prudência agregada ao fato de ser um feriado que envolve conscientização, renascimento, ao contrário dos feriados festivos.

Ainda segundo a PRF, ao longo do feriado, 28 mil motoristas foram submetidos ao teste do bafômetro nas estradas federais de todo o país, sendo que 754 deles foram reprovados.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643