martins em pauta

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Termina exposição pública do corpo de Kadhafi na cidade líbia de Misrata

Corpo ficou quatro dias jogado em câmara frigorífica em centro comercial.

Destino do cadáver ainda não foi decidido pelo governo provisório.

Do G1, com agências internacionais


Autoridades do governo provisório da Líbia disseram nesta segunda-feira (24/10/11) que o corpo de Muammar Kadhafi não vai mais ficar exposto à visitação pública e que os portões da câmara frigorífica estão fechados.
"A partir das 15h (11h em Brasília), o público não poderá mais ver o corpo', disse uma autoridade do Conselho Nacional de Transição (CNT), o governo provisório do país.

Os guardas do local fecharam os portões do prédio por volta de 15h30 (horário local), barrando o acesso de visitantes.
O corpo estava jogado ao chão na câmara, em um antigo mercado da cidade, deste a quinta-feira, quando Kadhafi foi morto em um ataque de combatentes pró-governo a um comboio em Sirte.
O cadáver, que depois teve a companhia de seu filho Muatassim, ficou exposto para quem quisesse ver. Líbios afirmavam que "queriam ter certeza" de que o ditador, no poder desde 1969, estava morto.
O corpo, segundo testemunhas, já dava sinais de decomposição.
Ainda não há uma decisão sobre como sepultá-lo;
Kadhafi e seu filho foram capturados vivos -conforme mostram imagens amplamente divulgadas, mas morreram em seguida, em circunstâncias não esclarecidas.
Mas poucos líbios parecem preocupados em saber como eles foram mortos, ou por que estão passando tanto tempo expostos, contrariando a tradição islâmica que prevê o sepultamento no prazo de um dia.
Alguns aliados estrangeiros do novo regime líbio manifestam desconforto com a maneira como Kadhafi foi tratado após ser capturado e depois de morto, e temem que os novos líderes do país não estejam cumprindo sua promessa de respeitar os direitos humanos.
Os sepultamentos estão sendo retardados devido a divergências entre facções que compõem o Conselho Nacional de Transição (CNT, governo provisório).
A cúpula do CNT gostaria que os corpos fossem enterrados num local secreto, para que não se tornem local de peregrinação para partidários do extinto regime.
Já as autoridades de Misrata, cidade que neste ano virou símbolo da revolta ao ser sitiada por forças pró-Kadhafi, insistem que os corpos não fiquem em seu solo.
A tribo de Kadhafi quer que o corpo dele seja devolvido para ser enterrado em Sirte, conforme pedido feito no testamento dele.
Uma fonte do CNT disse que as autoridades estão negociando com a tribo de Kadhafi para que os corpos sejam oficialmente reconhecidos e então levados para sepultamento em um local secreto.
Um funcionário do CNT em Misrata afirmou que as autoridades locais continuam aguardando instruções do governo provisório.
Moradores observam os corpos de Kadhafi, Muatassim e do chefe militar do antigo regime, nesta segunda-feira (24), em Misrata (Foto: AP)
Moradores observam os corpos de Kadhafi, Muatassim e do chefe militar do antigo regime, nesta segunda-feira (24), em Misrata (Foto: Reuters)

Via Gardenia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643