martins em pauta

sábado, 29 de outubro de 2011

PRF apreende carro com 100 quilos de fronhas hospitalares em Pernambuco

Carro onde estava o material tem placas de Santa Cruz do Capibaribe, cidade onde começou a polêmica

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde desta quinta-feira (27/10/11), cem quilos de fronhas provenientes de hospitais norte-americanos, durante fiscalização de rotina no posto da PRF de Ouricuri, Sertão de Pernambuco. O carregamento estava num carro com placas de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, cidade onde a polêmica da reutilização de material hospitalar supostamente impróprio como tecido para roupas começou, no início deste mês.

De acordo com a polícia, as fronhas apresentam manchas residuais e são oriundas de diversos hospitais dos Estados Unidos. Segundo informações que o proprietário do veículo repassou à PRF, as fronhas seriam comercializadas numa confecção da família dele, que fica na cidade de Miranda, no Maranhão.

Em Pernambuco, PRF apreende fronhas hospitalares vindas dos EUA (Foto: Divulgação / Polícia Rodoviária Federal)
Fronhas têm inscrições de vários hospitais dos Estados Unidos, segundo a PRF

A agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) foi acionada para fazer a análise do material, no sentido de identificar se os tecidos estão contaminados. Jaime Brito, gerente geral da Agência, afirmou que uma equipe auxiliará a Polícia Federal, responsável pela investigação. “O motorista e o material apreendido estão sendo levados para a delegacia da Polícia Federal, em Salgueiro, onde uma equipe da 7ª Regional de Saúde da Apevisa irá avaliar o produto”, afirmou.

Histórico

No dia 11 de outubro, a Receita Federal apreendeu dois contêineres com cerca de 46 toneladas de lixo hospitalar, vindos dos Estados Unidos. O destino da carga era a empresa Na Intimidade, do empresário Altair de Moura, em Santa Cruz do Capibaribe, polo têxtil no Agreste de Pernambuco.

O inquérito para apurar as responsabilidades pelo desembarque de contêineres com lixo hospitalar vindos dos Estados Unidos está concentrado nas mãos da Polícia Federal, que vai aproveitar as diligências já feitas pela Polícia Civil de Pernambuco. As investigações apontam para a prática de crimes de contrabando, ambiental e uso de documento falso.
O advogado Gilberto Lima, que defende Altair de Moura, entregou à Receita Federal, nesta quinta-feira (27), um documento pedindo que os dois contêineres sejam devolvidos para os Estados Unidos. De acordo com Lima, o pedido se deve ao fato de que a carga é incompatível com o pedido feito pelo importador, além do perigo que representa para a saúde.
O inspetor chefe da Receita Federal, Carlos Eduardo da Costa Oliveira, não quis gravar entrevista, mas informou que a devolução vai depender de uma negociação diplomática entre o Brasil e os Estados Unidos e que a carga só sairá daqui se os EUA aceitarem receber os contêineres. Em último caso, o material vai ser incinerado em Pernambuco e as despesas dessa operação serão pagas pela Receita.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643