martins em pauta

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CNT apura suposto abuso sexual contra Gaddafi antes de sua morte

Investigação foi motivada por imagens de telefone celular gravadas após captura do ditador

imagenbs vídeo GaddafiCNN/AFP
Imagens gravadas por celular mostram Gaddafi nas mãos dos rebeldes antes de ser morto: outro vídeo, não divulgado, revelaria abuso

O Conselho Nacional de Transição da Líbia (CNT) confirmou à BBC nesta quarta-feira (26/10/11) que está investigando versões de que Muammar Gaddafi, líder deposto do país, foi vítima de abuso sexual momentos antes de morrer.

O CNT confirmou à BBC que a investigação foi motivada por imagens captadas por um telefone celular logo após sua captura, na cidade de Sirte.


Segundo a correspondente da BBC, Katya Adler, “Gaddafi é rodeado por uma multidão de combatentes anti-Gaddafi”. “A gravação parece mostrar o ex-ditador da Líbia sendo submetido a um abuso sexual”.


O governo interino disse à BBC que já lançou uma outra investigação para determinar se Gaddafi, que governou a Líbia por 42 anos, foi executado depois de sua captura. A primeira versão foi a de que ele teria sido atingido durante confronto com as forças do CNT.


Nas imagens divulgadas nesta quarta-feira, no entanto, não é possível ver o sinal de bala na cabeça de Gaddafi. O ex-líder caminha, sangrando, mas aparentemente sem o ferimento que lhe tirou a vida.


Segundo representantes do CNT, os corpos de Gaddafi, de seu filho Mutassim e do ministro da Defesa do antigo regime foram enterrados na terça-feira (25), em um local não identificado no meio do deserto líbio.


Até segunda-feira, os corpos estavam em um contêiner refrigerado em Misrata, onde foram exibidos ao público.


Nesta quarta-feira, o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, se disse “enojado” com as imagens de Gaddafi divulgadas pela imprensa.


Silêncio


Após a morte do ex-líder líbio, partidários de Gaddafi têm se mostrado discretos. Moradores do bairro de Abu Salim, um dos redutos dos partidários de Gaddafi em Trípoli, relataram à BBC Brasil que militantes ligados às forças do CNT têm promovido saques e intimidado quem vive no local.


Acredita-se que Gaddafi contava com o apoio de cerca de 20% dos líbios.


Organizações de direitos humanos têm feito alertas sobre violações de direitos humanos na Líbia por parte de integrantes das forças do CNT.
Otan
O chefe do CNT, Mustafa Abdel Jalil, disse nesta quarta-feira (26) que quer que a Otan (aliança militar do Ocidente) continue com sua missão na Líbia até o final de 2011.
Falando depois de uma reunião no Catar, Jalil afirmou que a aliança militar do ocidente deve permanecer no país para evitar que os partidários de Gaddafi fujam.

A Otan deve anunciar sua decisão formalmente na sexta-feira e já tinha tomado uma decisão preliminar de encerrar a operação na Líbia no dia 31 de outubro.


A aliança vem realizando operações na Líbia desde março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643