martins em pauta

sábado, 31 de janeiro de 2026

Toffoli conversou com ministros do STF antes de divulgar nota sobre investigações do Banco Master

Sábado, 31 de janeiro de 2026

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Dias Toffoli informou previamente colegas do STF antes de divulgar, na quinta-feira (29), uma nota sobre o andamento da investigação das fraudes no Banco Master. Ele não antecipou o conteúdo nem pediu opiniões, apenas avisou para evitar ruídos internos em uma Corte já dividida sobre o caso.

A iniciativa ocorreu após críticas à condução do processo. Em conversas com o gabinete, Toffoli avaliou que era necessário esclarecer publicamente os rumos da apuração e retirar o sigilo do que fosse possível, sem prejudicar as investigações.

No STF, há expectativa de divulgação de novos trechos. A nota, com 11 itens, reforça que o relator foi definido por sorteio, que o sigilo já existia na primeira instância e que o foro foi fixado com base em parecer da PGR.

Toffoli também informou que a Polícia Federal pediu mais 60 dias para concluir as investigações. Segundo o ministro, o processo segue de forma regular e, ao final, será decidido se o caso permanece no STF ou retorna à primeira instância.

Mesmo após o movimento, o tribunal segue dividido. Parte dos ministros vê normalidade na condução do caso; outra ala defende que a investigação volte ao primeiro grau, possibilidade que, segundo Toffoli, não deve ocorrer agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643