martins em pauta

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Confesso, Lula não se emenda… (veja os vídeos)

 Quinta, 22 de janeiro de 2026

Para quem pensa que o Lula mente apenas sobre números de crianças de rua, aborto ou fome, confessadamente em vídeo, está enganado. (vídeo 1, abaixo)

O cara mente sobre tudo. Agora, sobre a história e o tempo também!

A República Dominicana não foi descoberta em 1498 como mentiu o ex-presidiário, e sim em 1492, no dia 5 de dezembro. Aliás, o primeiro assentamento europeu nas Américas, em Santo Domingo.

A Universidade a que ele se refere, na verdade era um Seminário Dominicano de 1518, e não foi fundada em 1530, e sim, em 1538 (28 de outubro), por Bula Papal - In Apostolatus Culmine (Papa Paulo III), que a elevou à condição de Universidade, e com os mesmos direitos e poderes da Universidade Espanhola de Alcalá de Henares, e posteriormente, por Decreto Real Espanhol, em 1558.

Sobre "Universidade", que é apenas um conceito acadêmico (união de várias faculdades), ela começou a ser utilizada entre 1909/1913 no Brasil, quando foi aberta a Universidade do Amazonas - antiga Escola Universitária Livre de Manaus. Em 1912, foi inaugurada a Universidade do Paraná e em seguida a Universidade do RJ em 1920.

Mas, o ensino superior no Brasil teve início entre 1553 e 1759 com o Colégio dos Jesuítas da Bahia, onde era ministrado o curso Superior de Teologia e Ciências Sagradas para formação de sacerdotes.

Em dezembro de 1792, foi instalada no Brasil a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho (Faculdade de Engenharia), primeira instituição de ensino superior técnico-científico fundada nas Américas. Instalada com a cooperação da faculdade do mesmo nome, fundada dois anos antes em Lisboa.

Após a chegada de D. João VI ao Brasil, em 22 de janeiro de 1808, foi criada a Escola de Cirurgia da Bahia, em 18 de fevereiro do mesmo ano, em Salvador, e logo em seguida, no dia 2 de abril, outro decreto criou a Escola Anatômica, Cirúrgica e Médica do Rio de Janeiro, localizada nas dependências do Hospital da Misericórdia.

Num contexto em que na mesma semana o ENAMED - Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica, 30% dos cursos de Medicina foram reprovadas no país, a retórica malandra do Lula, que sabe diferenciar Universidade de Faculdade, traduz sua pretensiosa enganação à tiracolo, trazendo o ensino como uma narrativa e pêndulo para a equidade social - neste mesmo discurso, num evento no auditório da Casa da Moeda, em 16 de janeiro último, ele diz que para a “elite”, o pobre não precisa estudar, que pobre é feito para trabalhar. Esquece o falastrão, que o que interessa é que o ensino é a base e finalidade em qualquer das duas instituições (vez que uma é o conjunto da outra).

Mas como bem disse o radialista Márcio Motta, o brasileiro, brasileiro mesmo, só passou a existir após a independência do Brasil em 1822. Antes, eram portugueses da América.

Mais a respeito, nas palavras do Márcio Motta (vídeo 2, abaixo).

Vai mentir assim lá na casa do chapéu!

Vídeo 1 -

Vídeo 2 -

Foto de Alexandre Siqueira

Alexandre Siqueira

Jornalista independente - Colunista Jornal da Cidade Online - Autor dos livros Perdeu, Mané! e Jornalismo: a um passo do abismo..., da série Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! Visite:
  http://livrariafactus.com.br

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643