martins em pauta

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

VÍDEO: ‘Maré vermelha’ chama atenção em Pipa; especialista explica fenômeno

Segunda, 03 de novembro de 2025

Imagens: Tibau Notícias Pipa/Instagram

Uma mancha avermelhada entre as praias do Golfinho e Cacimbinhas, em Pipa (RN), chamou a atenção neste fim de semana. Segundo a professora Renata Panosso, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFRN, a coloração é provavelmente causada por um fenômeno conhecido como floração de microalgas.

Ela explicou à reportagem do g1-RN que o fenômeno ocorre quando microalgas ou cianobactérias se multiplicam rapidamente devido a condições favoráveis, como excesso de nutrientes na água e aumento da temperatura. O pigmento dessas algas é o que colore o mar — que pode ficar vermelho, verde ou de outras tonalidades, dependendo da espécie predominante.

A professora alertou que, apesar de natural, o fenômeno tem se intensificado por causa da poluição e do aquecimento global, e pode causar coceira e irritação nos olhos em banhistas. Por isso, recomenda evitar entrar na água.

A Prefeitura de Tibau do Sul informou que acionou o Ibama e o Idema para analisar o caso e emitir um laudo técnico sobre as causas da “maré vermelha”.

Com informações de g1-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643