martins em pauta

sábado, 8 de novembro de 2025

Moraes vai pra cima de ex-assessor e velha mídia se cala sobre absurdo escancarado

 Sábado, 08 de novembro de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (7) para que Eduardo Tagliaferro, seu ex-assessor no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se torne réu pelo vazamento de informações sobre processos que tramitavam nas duas Cortes.

Tagliaferro foi denunciado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, pelos crimes de violação de sigilo funcional, coação no curso do processo, obstrução de investigação envolvendo organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Segundo a acusação, Tagliaferro entregou para a imprensa conversas privadas que manteve com outros servidores dos dois tribunais em razão de seu cargo como assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE.

Na época, o caso gerou questionamentos sobre a legalidade de decisões tomadas por Moraes em relação a alvos em inquéritos sobre ataques ao Supremo. 

Com dupla nacionalidade, Tagliaferro mora hoje na Itália e sustenta em entrevistas ser perseguido por Moraes por ter provas de irregularidades na condução de processos sob relatoria do ministro.

A senadora Damares Alves não perdoou:

"Gente, será possível que ninguém na imprensa questiona o fato de Tagliaferro não ter foro privilegiado? Ninguém percebe que o ministro que seria eventual vítima do vazamento é quem também tem o papel de acusador e juiz ao mesmo tempo? Ninguém?
Eu apresentei aqui no Senado uma PEC para proibir tribunais de promoverem inquéritos. Nossa Constituição é clara, esse papel é do Ministério Público. Chega de tanta criatividade jurídica. Chega de chicanas. Ninguém aguenta mais."
  • Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643