martins em pauta

segunda-feira, 6 de março de 2023

Lula se recusa a condenar abusos da ditadura de Ortega. E agora TSE, pode falar?

 Segunda, 06 de Março de 2023

Em 19 de outubro do ano passado o tradicional jornal Correio Braziliense ostentou a seguinte manchete:

“TSE proíbe fake news que associam Lula à ditadura da Nicarágua - Ministro apontou fake news e ofensa à honra do candidato petista. Aliados do presidente Jair Bolsonaro fizeram as publicações”.

Repare que o jornal não apenas apoia a censura infundada, como já chama de fake news bolsonarista.

Um fato óbvio, Lula e o ditador nicaraguense são parceiros há 40 anos.

E em total sinergia com o Correio vieram manchetes do UOL, CNN, o portal americano Yahoo, O Globo e toda a patota lacradora da grande imprensa.

Ao portal espanhol Terra, num texto de Lander Porcella do dia 24/10/22, Lula se empolgou na lorota e soltou essa: Lula diz que Bolsonaro é 'infinitamente pior' que Daniel Ortega, da Nicarágua. Para o petista, o presidente 'não pensa democraticamente' e o que estaria em jogo é se o Brasil 'vai querer fortalecer o autoritarismo’.

Isso sim é fake news e das grandes.

Passados apenas 4 meses, sem a necessidade de iludir os eleitores, Lula assume seus laços com o ditador que persegue, tortura e mata seus opositores, sejam pastores, padres ou jornalistas.

Durante uma reunião no Conselho de Direitos Humanos da ONU na sexta-feira, foi feita uma declaração conjunta de mais de 50 países que condenava os crimes de Daniel Ortega – a diplomacia brasileira, orientada por Lula, não assinou e se manteve num silencio covarde.

O pesquisador alemão Jan-Michael Simon que coordena o grupo de estudos da ONU disse à imprensa:

"O uso do sistema de Justiça contra oponentes políticos da maneira que é feito na Nicarágua é exatamente o que o regime nazista fez", afirmou.

Simon mencionou, por exemplo, a mais recente medida do regime de retirar a nacionalidade de mais de 300 opositores e enviar alguns deles, que eram presos políticos em Manágua, para os Estados Unidos.

"Foi exatamente isso que os nazistas também fizeram no passado."

Ué, pensei que os “Direitos Humanos’ fossem prioridade para o governo do PT.

Onde estará o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida?

Será que ele apoia um regime análogo ao regime nazista?

Daniel Ortega não apenas ordena crimes contra os cidadãos nicaraguenses, ele os comete, pessoalmente.

Em 2017, uma cidadã nicaraguense, refugiada na Florida, Elvia J. Flores Castillo, de 28 anos fez uma grave acusação contra o presidente de seu país, Nicarágua, Daniel Ortega Saavedra.

"Sou uma vítima de Daniel Ortega, fui assediada e depois violentada desde os 15 anos", ela declarou – ou seja além de perseguidor de cristãos o amigo de Lula, Ortega é estuprador.

Na lista da declaração conjunta estavam tradicionais potências ocidentais, como EUA, Austrália, Canadá, Alemanha ou França.

Para o papelão da diplomacia brasileira (comandada pelo embaixador Mauro Vieira) ficar ainda maior, nem a ‘desculpa ideológica’ pode ser usada, pois também assinaram o documento governos de esquerda da América Latina como Chile e Colômbia.

Até o presidente de extrema-esquerda chileno, Gabriel Boric, chegou a chamar Ortega de "ditador". Peru, Guatemala, Paraguai e Equador também assinaram a declaração.

O relatório denuncia execuções sistemáticas realizadas por integrantes da Polícia Nacional e membros de grupos paramilitares pró-governamentais que agiram de forma conjunta e coordenada durante os protestos ocorridos entre 18 de abril e 23 de setembro de 2018.

O governo obstruiu qualquer investigação relativa a estas e outras mortes.

Desde dezembro de 2018, pelo menos 3.144 organizações da sociedade civil foram fechadas.

Todas as organizações independentes de mídia e de direitos humanos operam a partir do exterior porque dentro da Nicarágua eles seriam sumariamente assassinados.

Lula, por sua vez, se isola diplomaticamente sendo o único país democrático que apoia as ditaduras da Nicarágua, Venezuela e a autocracia religiosa do Irã.

E aí fica a pergunta para o ministro Silvio Almeida, se Lula é um ‘líder democrático’ em oposição à Bolsonaro que os petistas chamam de autoritário; Porque Lula se dá tão bem com ditadores? E porque esses mesmos ditadores fizeram forte oposição à Bolsonaro?

Foto de Eduardo Negrão

Eduardo Negrão

Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643