martins em pauta

domingo, 5 de março de 2023

Governo Lula não assina declaração da ONU contra o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega

Domingo, 05 de Março de 2023

Foto: JORGE TORRES (EFE)

O governo Lula decidiu não aderir a uma declaração conjunta da ONU para denunciar os crimes do ditador da Nicarágua, Daniel Ortega. Segundo o UOL, o Itamaraty participou da negociação do texto final durante reunião no Conselho de Direitos Humanos, na sexta-feira, mas optou por não aderir ao documento assinado por 55 países.

De acordo com a reportagem, o governo brasileiro quis suavizar a declaração, propondo espaço para diálogo com a ditadura. A proposta não foi aceita.

Enquanto até governos de esquerda na América Latina se dispuseram a conceder cidadania aos apátridas nicaraguenses, entre eles Argentina, Colômbia e Chile, a gestão petista continua sem se posicionar.

Na cruzada de Daniel Ortega contra a Igreja Católica, 11 padres foram presos. Em fevereiro, o regime libertou 222 presos políticos, incluindo políticos da oposição e líderes empresariais, que foram deportados para os Estados Unidos depois de perderem a cidadania nicaraguense por “traição á Pátria”.

Na sexta, um grupo de especialistas da ONU acusou o regime de Ortega de cometer violações sistemáticas dos direitos humanos, que constituem “crimes contra a humanidade”. A manifestação consta em documento divulgado em Genebra que pede sanções internacionais contra o país.

Criado em 2018, o Grupo de Especialistas em Direitos Humanos sobre a Nicarágua cita execuções extrajudiciais, detenções arbitrárias, tortura e privação arbitrária da nacionalidade e do direito de permanecer no próprio país.

O Antagonista

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. COMUNISTA E SAFADO E CORRUPTO É ASSIM MESMO PROTEJE O OUTRO ABESTEADO PARA AMBOS LUCRAREM EM SUAS ARTIMANHAS E DESTRUIÇÕES.

    1. Kkkkk….vc não é bobo. Bobo é o 9 dedos q acreditou q Alckmin aplicou vacina nele… kkkk

  2. Se o larápio de 9 dedos tem a mesma personalidade de ditador vcs acham que ele seria contra o orteda.

    1. Aguardando os comentários dos inocentes úteis isentões que não votaram no Bolsonaro pq ele fala besteiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643