martins em pauta

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Eduardo Cunha enquadra jornalista de 'O Globo' e o obriga a desmentir notícia inverídica

Quarta, 28 de Setembro de 2020



E não teria nada demais se não se tratasse de ‘fake news’.

O título só denunciava o viés militante: 

“TSE se prepara para cassar Eduardo Cunha e José Roberto Arruda”.

Como um jornalista poderia adiantar uma decisão de um tribunal superior sobre uma ação, cuja data de julgamento ainda nem foi marcada?

O texto era ainda mais cheio de ilações:

 “O TSE cassa nos próximos dias o registro de algumas candidaturas. Entre elas, as de duas estrelas da política nacional, o ex-governador José Roberto Arruda e o notório Eduardo Cunha, ambos candidatos a deputado federal, pelo Distrito Federal e por São Paulo, respectivamente.” 

Bom se Lauro Jardim queria arrumar confusão, ele encontrou.

Eduardo Cunha, responsável direto pelo impeachment de Dilma Roussef no auge do poder petista, não ia pipocar para o Imediato do Titanic, leia-se Grupo Globo de Comunicação.

Os advogados de Cunha rapidamente ajuizaram um pedido de resposta no Tribunal Regional de SP e a sentença foi imediata.

O tribunal entendeu que a notícia é sabidamente inverídica e foi veiculada em jornal de grande repercussão, criando embaraços ao desenvolvimento da campanha de Cunha.

Sendo assim a Justiça deferiu o pedido liminar para determinar a remoção (da nota de Lauro Jardim), no prazo de 24 horas, além disso determinou a publicação no jornal O Globo do texto abaixo:

“DIREITO DE RESPOSTA CONCEDIDO PELA JUSTIÇA ELEITORAL - EDUARDO CUNHA, CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL POR SÃO PAULO, TEVE SEU REGISTRO DE CANDIDATURA DEFERIDO PELO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO, ENCONTRANDO-SE APTO PARA DISPUTAR AS ELEIÇÕES, NÃO CORRESPONDENDO A VERDADE A INFORMAÇÃO AQUI VEICULADA DE QUE SERÁ CASSADO PELO TSE”. 

Prezado Lauro, notaste a mudança dos ventos? Não? Então te prepares porque a partir da semana que vem (como dizem os capiaus aqui de S. Paulo) a jiripoca vai piar como nunca pelos lados do PROJAC.

Foto de Eduardo Negrão

Eduardo Negrão

Consultor político e autor de "Terrorismo Global" e "México pecado ao sul do Rio Grande" ambos pela Scortecci Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643