martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

domingo, 7 de agosto de 2022

Eleição ao governo do RN será a mais concorrida em 40 anos

Domingo, 07 de Agosto de 2022

Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

No ano em que completa quatro décadas, desde a retomada das eleições diretas para governadores, a disputa eleitoral ao governo será a mais concorrida no Rio Grande do Norte, com nove candidatos.

O número de candidaturas ao Executivo Estadual para o pleito de 02 de outubro, supera a quantidade de postulantes nas eleições de 2018, quando oito candidatos disputaram votos dos eleitores potiguares.

Em 1982, quando o processo de redemocratização estava em curso no país, quatro candidatos concorreram ao governo do Rio Grande do Norte, número que persistiu até às eleições de 1994.

De 1982 para cá, ocorreram dez eleições diretas para governador. Durante a Ditadura Militar (1964/1985), a última eleição direta havia ocorrido em 1965. A partir de então, os governadores eram indicados pelo governo militar e eram eleitos de forma indireta pelos votos de deputados estaduais, na Assembleia Legislativa.

Antes de 2018, o recorde de candidatos ao governo foi registrado em 2002, quando sete partidos lançaram candidatos ao Executivo, um mais que em 1998, ano em que se estabeleceu o instituto da reeleição para governadores e presidente da República.

Para a eleição de senador da República, este ano também registra-se um recorde de candidatos com a disputa de uma vaga – nove, superando o número de candidatos ao Senado Federal em 2006, ano em que renova-se 1/3 das vagas.

O maior número de candidatos a senador ocorrem em 2018, com 13 concorrentes, mas estavam em jogo duas vagas para o Senado da República.

Todos os candidatos aos cargos majoritários passaram em convenção partidária, que teve prazo de realização encerrado na sexta-feira (05), enquanto os partidos precisam encaminhar pedidos de registros de candidaturas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até a segunda-feira (15).

Confira os candidatos a governador(a) do Estado oficializados em convenção:

Maria de Fátima Bezerra (PT), 67 anos, solteira, nasceu em 19 de maio de 1955, em Nova Palmeira (PB), é professora. Foi deputada estadual e federal, senadora e agora tenta a reeleição.

Fábio Berckmans Veras Dantas (Solidariedade), 50 anos, casado, nasceu em 06 de outubro de 1971, em Natal (RN), advogado e empresário do agronegócio, foi deputado estadual e vice-governador do Estado.

Eann Styvenson Valentim Mendes (Podemos), 41 anos, casado, nasceu em 07 de fevereiro de 1977, em Rio Branco (AC), é senador da República, disputa governo pela primeira vez.

Antonio Bento da Silva (PRTB), 60 anos, nasceu em 17 de abril de 1962, em Pedro Velho (RN), contador.

Danniel Alexandre Ferreira de Morais (PSOL), 40 anos, casado, nasceu em 05 de maio de 1982, Natal (RN), é administrador.

Clorisa Linhares de Vasconcelos Vale (PMB), 50 anos, casada, nasceu em 28 de maio de 1972, em Recife (PE), serventuária da justiça federal. Ex-vereadora em Grossos ((RN).

Rosália Maria Fernandes (PSTU), 55 anos, solteira, nasceu em 16 de agosto de 1967, em Marcelino Vieira (RN), assistente social.

Karlo Rodrigo Lúcio Vieira (Democracia Cristã), 42 anos, casado, nasceu em 17 de julho de 1980, em Natal (RN), tem o ensino médio, é empresário.

José Nazareno Edson da Silva (PMN), 47 anos, nasceu em Campo Grande (RN), representante comercial, é professor de idiomas, empresário na área de energia solar.

Confira os candidatos a senador(a) do Estado oficializados em convenção:

Rogério Simonetti Marinho (PL), 59 anos, casado, nasceu em 26 de novembro de 1963, em Natal, foi vereador em Natal, deputado federal, ex-ministro de Estado, é economista.

Carlos Eduardo Nunes Alves (PDT), 63 anos, advogado, casado, nasceu em 05 de junho de 1959, no Rio de Janeiro (RJ), é advogado. Foi deputado estadual e quatro vezes prefeito e de Natal.

Rafael Huette da Motta (PSB), 36 anos, nasceu em 15 de agosto de 1986, nasceu em Natal (RN), engenheiro de produção, foi vereador em Natal, é deputado federal.

Dario Barbosa de Melo (PSTU), 69 anos, casado, nasceu em 28 de maio de 1953, em Recife (PE), é professor aposentado da rede estadual de ensino.

Francisco Raimundo de Freitas (PSOL), 35 anos, nasceu em 27 de outubro de 1987, em Alexandria (RN), é servidor público municipal.

Marcelo Bezerra Guerreiro (PRTB), 54 anos, solteiro, engenheiro civil e produtor rural.

Shirlei Barros de Medeiros (Democracia Cristã), 41 anos, veterinária.

Marcos Antonio Ribeiro (UP), 58 anos, solteiro, nasceu em 19 de setembro de 1973, em Natal (RN), eletricista, é ativista do MBL, lê e escreve.

José Silvestre de Moura (PMN), 62 anos, casado, nasceu em 1º de janeiro de 1959, em Natal (RN), pastor evangélico ensino médio.

Tribuna do Norte

OPINIÃO DOS LEITORES

  1. Verdade. Jamais tivemos candidatos tão mal despreparados e qualificados qto agora, uma governadora como essa que não fez uma obra sequer, não ter um concorrente a altura. Creio até que parece ser combinado.
    Um Fábio Farias ou Rogério Marinho ganhariam folgados no primeiro turno e sem precisar fazer campanha. Ô desgovernadora aprumada…e nem do Rn é essa desgraça.

    1. Encontrou arrombado e vai entregar destruído.
      Sem rodovias, sem educação, sem saúde e sem segurança.
      Só colocou os salários em dias por causa do Véio generoso Bolsonaro.

    2. Com um só voto em Carlos Eduardo, eu mando dois golpistas de volta pra casa: Rogério Marinho e Rafael Motta. Walter Alves fica pra depois.

  2. Vou repetir, vai acontecer com Fátima, o mesmo que aconteceu com Robinson, não irá nem pra o segundo turno e vou de Sterverson e Bolsonaro, é CAPITÃO LÁ E CAPITÃO CÁ.

  3. Nessa disputa só contam 2 nomes sérios, Fátima Bezerra e Styvenson Valentim, mas sem dúvidas a governadora Fátima leva essa já no primeiro turno.

    O capítulo seria um bom nome se não fosse tão arrogante, o que o leva para um patamar de decaída na política do estado.

    Por essa razão e ao mesmo tempo, o fato de reconhecer que a atual gestora herdou um estado quebrado e fez uma administração correta, retirando o nosso estado que o governo de seu concorrente ajudou a deixar, de caos e atraso, estou com Fátima Bezerra, creio que ela merece uma chance, além do mais, nossa capital e o nosso estado já sofreram muitas percas com os aventureiros que dizem ser mudança.

    Fátima Governadora!

  4. Com o aproximar das eleições as hienas saem a procura de comida ( voto ), não se deixem enganar, esses politicos mente sempre que respira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643