martins em pauta

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

A transformação da democracia em patifaria

Quinta, 17 de Agosto de 2022



Sobre Montesquieu, há séculos que  ninguém nunca conseguiu superá-lo em conhecimento sobre direito constitucional e política. Conhecer Montesquieu é aprender para a atualidade e o futuro. Mestre maior, aquele que ensinou há mais de duzentos anos, e até hoje ninguém ensinou melhor, passando a se consolidar, através da história, como um gênio da literatura clássica do direito constitucional e política.

Alguns postulados sobre o conhecimento do gênio Montesquieu são inegáveis como o conceito de que  democracia é a forma de governo onde a liberdade e o desejo do povo ou da população são cumpridos. 

Então, segundo Montesquieu, estamos vivendo uma realidade, aqui no Brasil, muito distante da forma de governo chamada democracia e nem uma aristocracia...

O país encontra-se mergulhado num regime inegavelmente despótico ou ditatorial, onde impera o medo e a instabilidade institucional. A cada dia esse novo modelo de governo avança rapidamente impedindo que sua população possa ter noites de sono sem fortes pesadelos acerca do futuro do Brasil, que se aproxima.

O que diria Montesquieu se soubesse que no Brasil, chamado de democracia, as pessoas não podem falar o que pensam?

O que diria Montesquieu se assistisse um ex-presidente que foi preso por ter sido condenado por vários juízes em várias instâncias ser candidato a presidência da república?

O que diria Montesquieu se presenciasse, no congresso nacional, um parlamentar sendo condenado por seus próprios colegas por expor seus pensamentos? 

O que diria Montesquieu se visse jornalistas perdendo sua liberdade por pensarem diferente do novo modelo de governo criado no país?

O que diria Montesquieu se soubesse que no Brasil de hoje, chamado de uma democracia republicana, o seu presidente eleito com quase sessenta milhões de votos sofre diariamente tentativas vindas de outros poderes com intuito de impedi-lo de governar o país?

O que diria Montesquieu se testemunhasse um presidente  diariamente sendo humilhado, ofendido e caluniado por agremiações políticas?

O que diria Montesquieu se presenciasse o impeachment de um presidente que teve seus direitos políticos preservados pelo congresso nacional?

O que diria Montesquieu se visse a bandeira de seu país sendo queimada?

O que diria Montesquieu sobre um congresso que é contra a estabilidade e equilíbrio do país que pertence?

Montesquieu diria que esse país está com uma doença grave que se espalha rapidamente como uma metástase e completamente perdido. Que estaria jogando seu futuro glorioso na lata de lixo da história justamente porquê está repleto de uma nova geração de gênios existentes somente no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643