martins em pauta

sexta-feira, 11 de março de 2022

Inflação na Argentina explode, supera a Venezuela e Constantino não perdoa e "cutuca" Guga Chacra

 Sexta, 11 de Março de 2022

O comentarista político Rodrigo Constantino deu uma "cutucada" no jornalista da GloboNews, Guga Chacra, nesta quarta-feira (9).

Pelo Twitter, Constantino mandou a seguinte mensagem para o "colega":

"Oi, Guga. A Argentina é “complexa”, né? Inflação na Argentina já é mais alta que a da Venezuela. Em 2022, a Venezuela acumula 6,6% de inflação em dois meses ante projeção de 7,8% na Argentina. Bolsonaro tinha razão…", escreveu Constantino, lembrando que o presidente do Brasil sempre quis aliar medidas de contenção da pandemia da Covid-19 à livre atuação das empresas, mas foi duramente criticado por jornalistas e autoridades.

O lockdown proposto pelo presidente argentino Alberto Fernández foi considerado o mais longo e restritivo do mundo. Foram, praticamente, dois anos de isolamento imposto por ele e, como consequência, muitas empresas faliram, outras de capital estrangeiro deixaram o país, a fila de desempregados aumentou drasticamente e os preços dispararam.

Há um ano, a hiperinflação na Venezuela aumentava os valores dos produtos em incríveis 246%. Entretanto, o governo de Nicolás Maduro jura que houve melhoras na economia. Assim, o índice de preços a consumidor subiu 1,7% de acordo com as últimas medições, enquanto o da Argentina, os especialistas esperam que fiquem em 3,9%.

Já no acumulado do ano, a nação bolivariana focará nos 6,6%, enquanto os argentinos projetam 7,9%.

No segundo semestre de 2021, o Governo Fernández até tentou barrar o aumento dos preços por duas vezes e congelou os valores de milhares de produtos. Mas, a medida não teve efeito porque o desabastecimento de itens básico já é uma realidade e as empresas que continuaram produzindo afirmam ter custos elevados na ativa.

Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643