martins em pauta

sexta-feira, 4 de março de 2022

A ligação telefônica do 1º ministro britânico e a jogada de mestre de Bolsonaro

Sexta, 04 de Março de 2022

O mundo acordou hoje com a ligação do primeiro ministro britânico ao presidente brasileiro, sobre uma possível negociação de paz entre Ucrânia e Rússia.

Mas tem de contextualizar: a Alemanha sabe que o fechamento do primeiro duto de gás (o segundo não estava em funcionamento) e que a interrupção de parte dos combustíveis russos seria uma tragédia para a economia.

Biden também deixou claro que não vai deixar de usar energia russa. Com as reservas de Putin, e a ocupação em andamento, já se sabe que a saída para o mar negro já está dominada pela Rússia.

Ou seja, Putin já ganhou.

A ideia agora é tentar salvar o que resta da soberania da Ucrânia e garantir o mínimo de baixas. Na fraqueza de Biden, Boris tenta protagonismo e sabe que Bolsonaro pode ajudar no processo.

Se houver negociação garantindo que a OTAN não avance no leste europeu, junto com a garantia da desmilitarização das tropas militares Ucranianas, o resto do território como a capital Kiev seria devolvida, já que o Russo já conseguiu seu tão privilegiado acesso para se tornar potência marítima.

O presidente brasileiro não se posicionou contra Putin, apesar do Itamaraty se colocar contra os ataques. Se isso foi pensado, digo que foi um dos melhores posicionamentos que o Brasil poderia ter.

Vamos pensar na possibilidade de um acordo com a mediação dos dois líderes. Se houver um cessar fogo, veremos a ascenção do Brasil como grande força do cenário internacional. O momento agora é de apertar Johnson, fazer ele dar garantias de soberania do Brasil na questão da Amazônia com anúncios públicos, e tentar sim, através do diálogo com a Rússia, conseguir meios para tentar trazer paz.

Eu queria muito ver a cara do pessoal da oposição agora. O desespero de ver o presidente na intermediação, deve ter abalado como nunca seus inimigos. A visita de Bolsonaro pode ter sido a melhor escolha diplomática de toda sua gestão, e ter garantido uma ótima posição do Brasil no novo arranjo mundial que se forma.

Agora é esperar e torcer.


Fonte: Jornal da Cidade Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643