martins em pauta

domingo, 1 de agosto de 2021

Brasileiro classificado para final do 400m com barreiras em Tóquio corre por promessa inusitada: “Tomar uma tubaína, melhor refrigerante do mundo”

 Domingo, 01 de Agosto de 2021

Foto: Wagner Carmo/CBAt

Alison dos Santos, o Piu, disputa no dia 3 de agosto a final dos 400 metros com barreiras das Olimpíadas de Tóquio com um objetivo: cumprir a promessa que fez em parceria com o seu melhor amigo, o também barreirista Wesley Victor, conhecido como Biscoito. Desde o início de 2020, ambos estabeleceram que deixariam de tomar refrigerantes até que os objetivos combinados fossem cumpridos. Além de correr atrás de pagar sua promessa, Alison também corre para poder tomar tubaína, sua bebida favorita.

“Em 18 de fevereiro de 2020, falando do que estávamos esperando de resultados, eu e o Biscoito fechamos uma promessa: vamos ficar sem beber refrigerante até nossos feitos acontecerem. Cada um tem a sua parte: ele já cumpriu a parte dele, agora falta eu cumprir a minha. Estava só esperando os Jogos Olímpicos chegarem, porque estou com muita vontade de tomar uma tubaína. É o melhor refrigerante do mundo!”

A tubaína é um refrigerante típico do interior de São Paulo, onde foi criado. É feito a partir do fruto do guaraná, com extrato de tutti-fruti, embora haja outras variações de sabor — invencionices que o barrerista rejeita, optando por tomar sempre o original.

“Na minha cidade, tem uma tubaína que o sabor maçã é sucesso. Aí como vende muito, inventaram outros sabores: laranja, uva, e cola. Essa de cola… Que negócio ruim! Era até mais barata, de tão ruim que era. Se alguém na cidade marcar uma resenha e alguém levar essa de cola, nem entra!”.

Dez dias depois de estabelecida a promessa, Alison viajou para um camping de treinamento nos Estados Unidos. Estava em Chula Vista, na Califórnia, quando foi decretada a pandemia da covid-19. Só voltou para o Brasil no fim de março, e seguiu direto para a casa da família, em São Joaquim da Barra, no interior paulista – as pistas de atletismo estavam todas fechadas, e o barreirista ficou dois meses na cidade natal.

“Olha, se eu não tivesse contado da promessa para os moleques que moram comigo…”, disse Alison, referindo-se aos colegas do seu clube, o Pinheiros, com quem divide moradia na capital paulista. “Quando eu voltei, eles me disseram que iam comprar um fardo de tubaína e deixar na minha cama de presente. Para você ver o tanto que eu gosto disso, e o quanto eu estou sofrendo”, conta, rindo, para lembrar que até agora, só ingere “água ou suco”.

Como promessa é promessa, Piu não revelou o objetivo que pretende alcançar por meio da privação do refrigerante. Certo é que a sonhada tubaína não vai ser sorvida tão cedo. Após as Olimpíadas, o brasileiro deve continuar fora do Brasil para continuar competindo no circuito mundial do atletismo. O gostinho doce de guaraná com tutti-fruti só deve ser apreciado em meados de setembro.

UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643