martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

UFRB não vai obedecer portaria do MEC para retomar aulas presenciais em janeiro

Quinta, 03 de Dezembro de 2020


por Ailma Teixeira

UFRB não vai obedecer portaria do MEC para retomar aulas presenciais em janeiro
Foto: Divulgação

Assim como a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) não vai obedecer à portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (2). A medida, assinada pelo ministro substituto Antônio Paulo Vogel, indica que "as instituições integrantes do sistema federal de ensino deverão integrar esforços para o desenvolvimento de ações destinadas a retomar suas atividades com segurança, respeito à vida e às comunidades" em janeiro do próximo ano.

 

De acordo com a portaria, isso significa promover a divulgação das regras e orientações para colocação, uso e descarte das máscaras e incentivar a implementação de medidas de prevenção e controle na comunidade escolar, entre outras ações. O ato institui ainda um "Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades" (saiba mais aqui).

 

No entanto, a medida não foi bem recebida por parte da comunidade acadêmica. Em vídeo publicado no Instagram da UFRB, o reitor Fábio Josué rechaçou a determinação do MEC. "Recebemos com estranheza a publicação dessa portaria no momento em que assistimos em várias regiões do país e do mundo o crescimento do número de pessoas afetadas pela Covid e uma indefinição quanto à vacinação em massa da população brasileira", criticou Josué.

 

 

Ele frisou que a universidade vai adotar "as medidas necessárias - institucionais, jurídicas e políticas - para assegurar o respeito à vida, à ciência e à educação de qualidade pública, gratuita e socialmente referenciada". Como a Constituição Federal prevê a autonomia das universidades federais, a UFRB não é obrigada a se submeter à portaria do MEC.

 

Atualmente, a universidade está com um semestre suplementar em curso, com fim previsto para o próximo dia 19. Suspenso em março, o semestre regular 2020.1 deve começar no dia 22 fevereiro, com atividades remotas.

 

É um caso semelhante ao da Ufba, cujo semestre suplementar, 2020.3, chega ao fim na primeira quinzena de dezembro. O semestre seguinte, 2020.1, ainda não tem data para começar, mas também será com atividades online (saiba mais aqui).



Fonte: Bahia Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055