martins em pauta

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

TSE aproveitará eleições deste ano para testar sistema que permite votar pela internet

Quarta, 23 de Setembro de 2020 


TSE aproveitará eleições deste ano para testar sistema que permite votar pela internet
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai utilizar as eleições municipais de novembro para testar mecanismos que poderão permitir votações pela internet no futuro. O novo sistema não vale para a disputa deste ano. A proposta é mais uma tentativa da Corte para ampliar a participação de eleitores no processo de votação e escolha dos representantes. O objetivo é também encontrar formas de reduzir custos do processo eleitoral, a exemplo de experiências de outros países.


Um chamamento a empresas interessadas em apresentar modelos virtuais foi publicado nesta segunda-feira (21). A ideia do TSE é distribuir estandes com sistemas experimentais, na votação de 15 de novembro, nas cidades de Curitiba (PR), Valparaíso de Goiás (GO) e São Paulo (SP).


As empresas habilitadas poderão montar uma estrutura dentro dos locais de votação, em espaços abertos e com ampla circulação. Os eleitores dessas cidades estariam livres para experimentar os sistemas a partir dos próprios smartphones. Os testes não guardarão qualquer relação com as escolhas oficiais de prefeitos e vereadores que acontecerão neste ano.


As demonstrações terão candidatos e partidos fictícios e não haverá compartilhamento de dados eleitorais com as empresas que se oferecerem para apresentar suas tecnologias. As companhias interessadas deverão manifestar o interesse ao TSE entre 28 de setembro e 1º de outubro. Em seguida, haverá uma série de reuniões com a equipe técnica da Corte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643