martins em pauta

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Sequelas da Covid-19 em senadora incluem perda de memória e rompimento de ligamentos

Segunda, 24 de Agosto de 2020 


Sequelas da Covid-19 em senadora incluem perda de memória e rompimento de ligamentos
Foto: Reprodução / Agência Brasil

Recuperada da infecção do novo coronavírus, a senadora Mara Gabrilli (PSDB) está lidando com inesperadas e dolorosas sequelas da Covid-19. A Folha de S.Paulo informou que o vírus afetou as funções neurológicas do organismo, fazendo com que ela perdesse a memória recente, por um período.

 

Ainda durante os últimos três meses, segundo o assessor da senadora, ela ainda teve espasmos que romperam ligamentos musculares. Foram tão fortes que uma cuidadora precisou segurá-la para que não se machucasse. As contrações mudavam de lugar como se caminhassem pelo corpo. Até o rosto foi atingido.

 

Gabrilli é  ficou tetraplégica em um acidente de carro há 25 anos. Após a Covid-19 sua voz também começou a falhar. 

 

A voz é a força, o comando da senadora para que tudo aconteça. Foi com a voz emocionada e firme que, no ano passado, Gabrilli convenceu o Senado da importância dos remédios à base de Cannabis– durante a recuperação do acidente de carro e ainda hoje para manter o bem-estar.

 

“Eu mexo muito pouco do pescoço para baixo,  mas eu mexo muito mais do que eu já mexi um dia, porque eu era uma pessoa deitada, que respirava numa máquina, não sentava, não sentia, não me mexia”, disse na época.
Um assessor da senadora narro que perder a voz mexeu muito com o estado emocional de Gabrilli. Ela estava bem com sintomas leves da doença. Porém, assim que o médico lhe deu alta, inesperadamente, vieram as sequelas.
Gabrilli ainda está em processo de recuperação. A senadora foi proibida pelo médico de dar entrevistas e participar de lives para poupar a voz –até que esteja firme e forte novamente.

 

Entre outras coisas, ela não poderá repercutir o texto substitutivo do PL 399-2015, que propõe o cultivo da Cannabis. Resultado da Comissão Especial da Cannabis, ele foi entregue na última terça-feira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643