martins em pauta

Postagem em destaque

BRISANET A MELHOR INTERNET DO BRASIL

terça-feira, 7 de julho de 2020

Homem infectado por ameba 'comedora de cérebro' causa alerta nos EUA

Terça, 07 de Julho de 2020

Foto: Reprodução / BBC

Um caso raro de uma ameba "comedora de cérebro" foi confirmado na Flórida, nos Estados Unidos, de acordo com autoridades locais. A informação é da BBC.

Segundo o Departamendo de Saúde do estado, uma pessoa no condado de Hillsborough contraiu Naegleria fowleri, uma microscópica ameba unicelular que causa infecção no cérebro.

A ameba entra no corpo pelo nariz e é frequentemente encontrada em água morna. Não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde do paciente ou sobre a maneira com que contraiu a ameba.

Esse tipo de infecção (meningoencefalite amebiana primária) é mais comum em Estados do sul dos EUA, mas ainda assim é rara. Na Flórida, há 37 registros desde 1962. Mesmo assim, os moradores do mesmo condado receberam um alerta do departamento. A recomendação é de que evitem o contato do nariz com água encanada e de outras fontes da região.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a Naegleria fowleri é um protozoário que vive em ambientes úmidos, como solos mais encharcados e fontes de água fresca, doce e morna — como rios e lagoas. Em casos de menor incidência, esses microrganismos podem ser encontrados também em piscinas com tratamento de cloro inadequado ou na água de torneira aquecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9604-4055

Contato : (84) 9604-4055