martins em pauta

quinta-feira, 9 de julho de 2020

27 DETENTOS FOGEM DA CADEIA EM PERNAMBUCO; ENTRE ELES ACUSADO DE MATAR PRESIDENTE DO DIRETÓRIO DO PT EM SERRA DO MEL-RN



Por meio de nota, a Seres explicou que a evasão se deu por volta das 4h, e que os presos foragidos estão sendo identificados e tropas especiais da Polícia Militar já trabalham na recaptura.

Pelo o menos 27 detentos fugiram da Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, na madrugada desta quinta-feira (9). 
Entre eles está Ranielly Brito de Azevedo, de 37 anos, natural de Caraúbas no Rio Grande do Norte, acusado de envolvimento no assassinato do presidente do diretório municipal do PT, Edinaldo Filgueira, na Serra do Mel, crime ocorrido no ano de 2011.
Segundo a Polícia Militar, homens que chegaram em um carro, por volta das 3h30, usaram explosivo para abrir um buraco no muro da unidade e metralharam a guarita. O secretário de Justiça do Estado, Pedro Eurico, considerou a ação como "a mais ousada nos últimos 10 anos".

Os bandidos espalharam dezenas de grampos na pista principal e abandonaram um carro nas proximidades do presídio. Deixaram para trás, ainda, explosivos e cápsulas de bala. Durante a explosão, um cachorro da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) foi morto.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, afirmou que a fuga que ocorreu em Limoeiro "foi uma ação de muita ousadia, aliás, a mais ousada que nós tivemos nos últimos 10 anos" em Pernambuco. "Eles não só explodiram a muralha externa, eles ingressam na unidade e foram diretamente para o pavilhão onde tinham presos de elevada periculosidade, explodiram a parede dessa área e aí conseguiram entrar. Saíram 27 presos e, não vou negar, alguns de elevada periculosidade", afirmou. Ainda segundo Eurico, a ação foi muito bem planejada. "Tipo de ação de assaltantes de banco. Quando eles saíram, colocaram grampos, típica ação de assalto a banco."

A constatação é confirmada pelo PM Ramos, que trabalha na parte externa do presídio. O policial afirma que uma investida como a desta quinta-feira nunca havia acontecido na unidade. "Estou há nove anos aqui no presídio e nunca tinha acontecido isso, foi a primeira vez. Eram muitos. [Eles] arrombaram o muro, mas não chegaram a derrubar. Teve fuga, a gente só não sabe a quantidade de presos." Ele explica que policiais militares e agentes não foram feridos durante a ação, e que a força policial do presídio tentou revidar, mas que o "poder de fuga deles era maior".

O secretário Cícero Márcio de Souza Rodrigues está no local. Por meio de nota, a Seres explicou que a evasão se deu por volta das 4h, e que os presos foragidos estão sendo identificados e tropas especiais da Polícia Militar já trabalham na recaptura. A pasta acrescentou, ainda, que uma sindicância administrativa será aberta para apurar as circunstâncias em que o caso ocorreu.

A secretaria de Justiça pede que, caso os moradores das cidades vizinhas percebam uma movimentação estranha ou identifique um dos fugitivos, ligue para o número (81) 3182-7602.
Foto/Bruno Campos

Nota de esclarecimento
"A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informa que registrou na manhã desta quinta-feira (09/07) a fuga de detentos da Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro. A evasão se deu por volta das 4h, através da explosão de um dos muros da unidade prisional. Os presos foragidos estão sendo identificados e tropas especiais da Polícia Militar já trabalham na recaptura. A Seres acrescenta, ainda, que uma sindicância administrativa será aberta para apurar as circunstâncias em que o caso ocorreu."


NE 10/Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643