martins em pauta

segunda-feira, 16 de março de 2020

A verdade sobre o Coronavírus: Ter a informação correta, hoje, virou questão de sobrevivência (veja o vídeo)

Segunda, 16 de Março de 2020

Fakes se espalham a torto e a direito, contaminando tudo.

Enquanto o mundo todo sofre e toma providências para se blindar contra o vírus que assola o planeta inesperadamente - o COVID19 - nas redes sociais não faltam os conspirólogos de plantão, aumentando a confusão e trazendo mais dúvida sobre o assunto que interessa a todo ser vivo na superfície do planeta.

De conspiração chinesa para dominar o mundo até conspiração de maias (os rodrigos) para impedir manifestação, de tudo se ouve na internet.

Os mais alucinados parecem acreditar mesmo que maia e a quadrilhona do congresso encomendaram para ‘os china’ o vírus, e que o enorme transtorno mundial não passa de fachada para encobrir o golpe do rotundo presidente da Câmara dos Deputados.

Fakes se espalham a torto e a direito, contaminando tudo, e a verdade está mais difícil de ser encontrada do que máscara cirúrgica em farmácia do Rio.

Em apenas alguns dias, ou horas, o cenário mundial mudou drasticamente em relação ao COVID19, e evoluiu para a situação de pandemia.

Presidentes fazem exames frequentes e declaram - como Trump - estado de emergência, médicos chineses se deslocam para uma Itália assolada pelo vírus, países da América Latina, como Bolívia, Colômbia e Equador anunciam o fechamento de suas fronteiras e eventos milionários são cancelados no mundo todo.

Em todo o mundo, profissionais da saúde fazem um esforço enorme e heroico para conter a epidemia e muitos deles morrem na tentativa, como na China.

Em meio à confusão e excesso de informações que se desencontram, há entretanto um consenso comum a todos os profissionais de saúde do mundo: devido às características do vírus, que se dissemina facilmente, só há uma maneira possível de evitar o contágio: não estar em contato ou próximo de outras pessoas.

O chamado ‘distanciamento social.’

Veja conosco, no vídeo, trechos da elucidativa conversa do Dr. Mauro Gomes, médico pneumologista, com a Dra. Margareth Dalcomo, que trazem as recomendações da reunião do Ministério da Saúde, Organização Panamericana de Saúde e Organização Mundial de Saúde para a pandemia COVID19 no Brasil:

Aliás, centenas de cientistas acusam governos de causar milhares de mortes nesse caso por não terem adotado essa medida imediatamente.

O que, há tempos, poderia parecer o roteiro de um filme de ficção de quinta se transformou, subitamente, em condição de sobrevivência para todos nós.

Colocar a posição de especialistas em saúde do mundo inteiro em questão já não é possível ou inteligente.

Nem saudável.

Marco Angeli Full

https://www.marcoangeli.com.br

Artista plástico, publicitário e diretor de criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643