martins em pauta

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

RN tem segunda melhor nota do Nordeste no ranking da transparência dos Estados

Sexta, 14 de Dezembro de 3018


O Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União – CGU anunciou o resultado da avaliação do nível de transparência dos Estados e municípios brasileiros. Pelo índice, o Rio Grande do Norte aparece em segundo lugar no Nordeste em nível de transparência pública, com nota 8,8. No ranking nacional o RN ficou em sétimo lugar.

Este ano a CGU adotou uma nova metodologia no indicador Escala Brasil Transparente. Chamado de “Avaliação 360” o novo método, mais rigoroso, contempla além da transparência passiva, que é a disponibilização de informações públicas mediante solicitação, como também a transparência ativa, que são os dados já disponibilizados sem a necessidade de solicitação.

“A atual gestão tem grande comprometimento com a transparência de nossas ações, por isso temos avançado muito nas avaliações. Conseguimos sair de uma nota péssima para um excelente resultado, que nos deixa em segundo no Nordeste e sétimo no país. Esse resultado reflete nosso empenho e determinação em atender bem as necessidades do cidadão e garantir o direito de acesso à informação”, explicou o controlador Geral do Estado Alexandre Azevedo.

A última avaliação foi divulgada em 2017 e o RN ficou em 11º entre os estados brasileiros e 6º colocado no Nordeste.

É importante destacar que o RN é o estado que mais evoluiu no quesito transparência no país, desde que as avaliações começaram, em 2015, quando o estado teve nota zero.

Na avaliação de 2017, dez estados receberam nota 10: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins. O Rio Grande do Norte estava empatado com o estado de Santa Catarina, na 11º posição à nível nacional.

Fonte: Jair Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643