martins em pauta

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Artistas brasileiros defendem Cuba, que acaba de prender artista cubanos que tentaram protestar contra censura da cultura

Terça, 11 de Dezembro de 2018


Enquanto parte da classe artística brasileira vive elogiando o regime cubano inaugurado pelos irmãos castro nos anos 60, a ditadura cubana persegue, censura e prende artistas que ousam exagerar na manifestação da liberdade de expressão. Esta semana, vários artistas foram preso em Havana quando se ensaiavam organizar um protesto contra um novo decreto que, segundo eles, poderá restringir a criatividade e aumentar a censura da cultura em Cuba.

Segundo informou o Globo, "A artista Tania Bruguera, conhecida internacionalmente por suas instalações e performances públicas, foi detida por agentes ao sair de casa na manhã de segunda-feira. Segundo a mãe dela, Argelia Fernández, a detenção ocorreu antes de a filha ir ao Ministério da Cultura do país, local marcado para a manifestação.

O texto publicado no meio do ano pelo regime cubando veta a possibilidade de artistas de qualquer ramo "oferecer os seus serviços" em espaços públicos, incluindo casas de espetáculo privadas, sem autorização governamental. Tania, que já havia sido detida no passado por criticar publicamente o governo socialista, foi liberada na noite de segunda-feira, segundo Fernández. A artista decidiu ir direto para o ministério em protesto contra a detenção de colegas.

"Tudo o que posso fazer é mostrar solidariedade", escreveu Bruguera no Facebook ao posar para um foto com uma camisa de estampa: "Não ao Decreto 349". "Se me detiverem, entrarei em greve de fome e sede."

A artista foi detida novamente na noite do mesmo dia, segundo Iris Ruiz, atriz e coordenadora da campanha contra o decreto, um dos primeiros textos legislativos a serem assinados pelo sucessor de Raúl Castro no comando de Cuba, Miguel Díaz-Canel, que assumiu o poder em abril.

Segundo a atriz Iris Ruiz, seu marido, o poeta Amaury Pacheco, e outro artista foram detidos ao chegarem juntos ao ministério na manhã de segunda-feira. Três outros colegas que também se encaminharam ao local, como o líder do movimento Luis Manuel Otero Alcantara, não foram localizados. A suspeita de Ruiz é de que tenham sido detidos. O celular de Otero Alcantara só dá desligado.

A Anistia Internacional classificou o projeto como "perspectiva distópica" para a classe artística cubana. Apesar das violações, artistas e políticos petistas como Lula, Dilma e Gleisi Hoffmann continuam adorando Cuba. Democracia para essa gente só é bonita no discurso, mas na prática...

Confira a matéria completa em O GLOBO


Fonte: Imprensa Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643