martins em pauta

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Juíza Carolina Lebbos nega novo pedido de visita de petistas ao ex-presidente Lula na penitenciária

Terça, 11 de Dezembro de 2018


Atendendo a um pedido da força-tarefa do MPF (Ministério Público Federal) na Operação Lava Jato, a juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, negou nesta segunda-feira, 10, a um novo um pedido de visita de senadores petistas ao ex-presidente Lula na cadeia. 

Os senadores, a maioria em fim de mandato, da comissão de Direitos Humanos do Senado, já havia visitado o petista no mês de abril. Na semana passada, a senadora Regina Sousa (PT-PI), encaminhou um ofício à juíza Carolina Lebbos pedindo que 13 parlamentares possam visitar Lula e “verificar as condições físicas e psicológicas” do ex-presidente. Lebbos é a responsável pelas regras que regem a execução da pena de Lula.

A força tarefa da Lava Jato não identificou nada que justifique uma nova vistoria dos petistas nas condições da prisão de Lula, uma vez que nada mudou desde a última visita dos petistas, em 17 de abril. “Aliás, nem a própria defesa está reclamando das condições da carceragem, o que faz pressupor que a pretendida visita é meramente protocolar ou social, em aparente desvio de finalidade”, informou o procurador regional Januário Paludo em manifestação do MPF à juíza sobre o pedido dos petistas.

O procurador lembrou a juíza ainda que os senadores que pretendem visitar Lula, “a maioria em final de mandato”, que eles já estiveram em diligência na PF. “Sem que naquela oportunidade (e agora) se tenha apontado nenhum fato significante a ensejar a atuação deste órgão ou do Judiciário”, escreveu.

Dos 13 senadores que pediam para visitar Lula, 10 não conseguiram a reeleição ou disputaram outros cargos. O MPF diz que essa visita de abril não identificou “irregularidades no local em que o custodiado Luiz Inácio Lula da Silva encontra-se cumprimento pena”. Em seu despacho, a juíza reiterou que o lugar em que Lula está preso já foi inspecionado por diversas comissões parlamentares, incluindo os mesmos senadores que solicitaram a nova visita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643