martins em pauta

domingo, 15 de julho de 2018

Aprenda a fazer desinfetante e vinagre em casa com apenas cinco ingredientes

Domingo, 15 de Julho de 2018


A designer catarinense Cristal Muniz, 27, leva a vida de forma a produzir a menor quantidade possível de lixo.

Ela lança na quinta (19), em São Paulo, o livro “Uma Vida Sem Lixo” (Ed. Alaúde), onde ensina o caminho para gerar menos resíduos.

Um dos seus truques é fazer em casa itens que costumamos comprar em embalagens plásticas no mercado, como cosméticos e produtos de limpeza.

Abaixo, veja a receita dela para fazer um desinfetante caseiro –que também funciona como amaciante para lavar a roupa– e aprenda a preparar vinagre de maçã em casa, um dos dois ingredientes do produto de limpeza.

Saiba mais sobre a história de Cristal e as mudanças que ela fez no seu dia a dia na reportagem do Sobretudo.

Desinfetante aromatizado

Ingredientes e materiais:

-500 ml de vinagre de álcool ou de frutas

-1 xícara de casca de frutas cítricas ou ervas de chá (lavanda, alecrim, capim-limão ou outro, para aromatizar)

-Pote de vidro com tampa

Como fazer:

-Coloque todos os ingredientes no pote e mantenha fechado com tampa. O vinagre precisa cobrir as cascas ou ervas para que elas não mofem.

-Deixe descansar por cerca de dez dias, mexendo uma vez por dia

-Coe a mistura e guarde só o líquido

-As cascas e ervas podem ir para a composteira, mas as minhocas vão ficar mais felizes se você passar uma água para tirar o ácido do vinagre antes

Modo de usar:

-Dilua um pouco na água e use como desinfetante normal para passar pano na casa.

-Coloque na máquina de lavar como amaciante. Se o vinagre ficar colorido, faça um teste antes para verificar se não mancha sua roupa usando uma toalha velha ou um pano de chão: coloque um pouco de vinagre e deixe secar por um dia antes de lavar de novo. Se manchar, não recomendo usar no enxágue da roupa, principalmente das brancas.

-Use puro para desinfetar superfícies como pia da cozinha, armários, pia do banheiro, vaso sanitário etc. Basta aplicar com um spray.

Vinagre de maçã caseiro

Ingredientes e materiais:

-Casca e miolo de cerca de 6 maçãs

-1 colher (sopa) de açúcar

-2 litros de água filtrada (sem cloro)

-Pote ou jarra de vidro para fermentar

-Pano ou pedaço de tecido elástico

Como fazer:

-Coloque todos os ingredientes no recipiente e deixe descansar. O pote não pode ficar fechado (diferentemente dos outros fermentados, que não podem entrar em contato com o ar). Para evitar bichos, coloque um pano de prato preso com um elástico na boca do pote

-Durante os próximos dias, mexa a mistura pelo menos uma vez ao dia (quanto mais, melhor, porque vai ajudar a aerar a fermentação e prevenir a criação de mofo)

-Aos poucos, depois de mais ou menos uma semana, a mistura vai começar a criar bolhas e, aí, dá pra mexer só uma vez ao dia

-O vinagre vai estar pronto quando as bolhas começarem a sumir. Esse processo vai durar mais ou menos 15 dias, variando de acordo com a temperatura do local onde você mora: se for mais quente (média de 30ºC), vai ser mais rápido

-Coe a mistura e seu vinagre está pronto

-Guarde o vinagre em garrafas fechadas de vidro. Não precisa se preocupar com a validade, ele vai durar muitos meses, e com o tempo, vai ficando ainda mais ácido. Para prevenir que as garrafas explodam com os gases da fermentação, abra-as pelo menos uma vez ao mês.

Blog Tudo é Mais um Pouco / Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643