martins em pauta

sexta-feira, 20 de julho de 2018

UFRN cai em ranking das melhores universidades da América Latina

Sexta, 20 de Julho de 2018


Mesmo a crise e o corte de recursos, que atingiu de forma geral o setor público brasileiro nos últimos anos, não foi suficiente para frear a Unicamp.

A universidade – pública, e estadual – brilha solene, pelo segundo ano seguido, no ranking das mais prestigiadas da América Latina. A Unicamp se destaca pela pesquisa e pela proximidade da produção científica com a indústria.

O ranking foi elaborado pela revista britânica Times Higher Education (THE). Na lista das 10, seis são brasileiras. O levantamento chama atenção para como a crise tem afetado as universidades.

“A profunda pressão financeira sobre suas universidades está prejudicando desempenho e atratividade no cenário global e colocando em risco seu imenso potencial. No entanto, face a esses desafios, a resiliência e a ambição das universidades são claras, assim como a contínua busca de aumentar a qualidade e atender às necessidades da nação”, diz Phil Baty, diretor editorial de Global Rankings da THE.

Dentre as instituições que perderam posição neste ano estão as universidades federais do Rio (UFRJ), do ABC (UFABC), de Pernambuco (UFPE), do Ceará (UFC), de Goiás (UFG) e do Rio Grande do Norte (UFRN).

No ano passado, a UFRN foi a 55ª. Neste ano, ela ficou na faixa de 61 a 70.

As federais fora da lista reclamam que há quatro ano elas acumulam redução no recurso para investimento e congelamento na verba para manutenção.

Confira a lista das 10:

State University of Campinas

University of São Paulo

Pontifical Catholic University of Chile

Federal University of São Paulo (UNIFESP)

Monterrey Institute of Technology and Higher Education

University of Chile

Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-Rio)

University of the Andes, Colombia

Federal University of Minas Gerais

Federal University of Rio Grande do Sul

Fonte: Blog do BG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato : (84) 9 9151-0643

Contato : (84) 9 9151-0643